sala com luz branca

A VERSATILIDADE DOS SOFÁS MODULARES

Sofás modulares são aqueles que são compostos por módulos separados, que podem ser agrupados da forma que quiser.

Quando usar sofás modulares

A versatilidade é a principal vantagem dos sofás modulares. Eles são boas opções nas seguintes situações:

  • Quando é preciso ter um sofá com formas específicas, diferentes das formas convencionais;
  • Quando o sofá será muito grande, e pode não ficar fácil de ser transportado ou de passar pelas portas na hora de entrar;
  • Quando será necessário usar o sofá em várias posições diferentes.

Exemplo de sala com sofás modulares

Na sala das imagens não era qualquer sofá que poderia ser utilizado. A TV já estava posicionada em uma das pontas do ambiente, pois ficava em uma estante que dividia a sala do quarto. E a TV giratória já estava montada ali. Então a posição ideal do sofá seria voltado de frente para esse móvel. Mas o espaço disponível na largura, nesse caso, era muito pequeno.

Mesmo se fosse usado um sofá pequeno, de apenas dois lugares, para caber nesse sentido, o ambiente como um todo ficaria estranho. Isso porque ficaria tudo desproporcional. O espaço que sobraria seria muito grande, e seria desperdiçado. Além disso, o sofá muito pequeno ficaria bastante desvalorizado.

Aproveitando a versatilidade do sofá modular

A solução foi então usar um sofá que ficasse maior no sentido mais comprido da sala, para ficar mais proporcional. Mas não seria o ideal deixar o sofá totalmente voltado para a varanda, de lado para a TV. Por isso foi usado um sofá modular, que pode ficar em duas posições:

  • Posição 1: Na hora de receber visitas ou qualquer outra atividade sem uso da TV, o sofá pode ficar em forma de “L”. Assim ele fica bem proporcional, aproveita a vista da varanda e propicia a interação entre as pessoas sentadas.
sala com sofá modular
Sofá na posição em “L” visto de cima.
sala com sofá modular
Sofá na posição em “L” visto de frente.
  • Posição 2: Na hora de assistir TV, ele pode ainda ser usado na posição em L, se estiver com apenas uma pessoa deitada, Mas se duas pessoas quiserem esticar as pernas, basta puxar o módulo em forma de pufe para o meio, deixando o sofá em forma de quadrado. Assim fica bastante confortável, mesmo na pequena largura disponível.
sofás modulares - sala
Sofá na posição quadrada visto de cima.
sofás modulares
Sofá na posição quadrada visto de frente.

Projeto e imagens: Arq. Fernanda DG
Veja mais projetos de sala.

Onde encontrar os sofás modulares

Os sofás modulares usados nesse projeto podem ser encontrados na Etna, no seguintes links: Módulo 1, módulo 2, módulo 3. Ou se preferir você pode ver vários modelos de sofás modulares aqui.

Cursos e e-books que você pode gostar:

Veja também:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *