AGRÔNOMO BRASILEIRO CRIA TELHA QUE FUNCIONA COMO HORTA

Um engenheiro agrônomo desenvolveu, aqui mesmo no Brasil, uma telha que funciona como horta, para plantas alimentos no telhado.

Existem os chamados telhados verdes, ou terraços jardim, que são gramados colocados sobre telhados existentes. Mas nessa criação do agrônomo Sérgio Rocha, a própria telha já é a horta. Assim fica mais fácil a instalação, e menos materiais são utilizados. Então é ideal para os casos em que os telhados ainda não tenham sido feitos.

O sistema é resultado de anos de estudos e pesquisas do engenheiro e da ecóloga Fabiana Scarda, por meio do Instituto Cidade Jardim.

Como funciona a telha-horta

A telha que funciona como horta, chamada “Kaatop”, é hidropônica, ou seja, é à base de água. Basta conectar ao sistema de fornecimento de água e energia que a natureza fará a sua parte.

telha horta hidroponica
Imagem: Kaatop

O produto é um pouco mais leve do que as telhas convencionais e promete ser livre de infiltrações. Isso inclusive sem precisar aplicar impermeabilizantes. Segundo eles, o próprio encaixe das peças já faz com que as telhas fiquem totalmente fechadas, impedindo a passagem da água. O produto foi testado pelo IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas) e “nenhuma gota, nem com simulação de chuva e vento forte, nem com o sistema interno de irrigação foi constatada”, garante Sérgio.

telha horta hidroponica
Imagem: Kaatop

Além disso, o sistema é automatizado, permitindo que a umidade, o teor de adubação, o consumo de água, a temperatura e o pH sejam controlados à distância.

O que pode ser cultivado na telha-horta

A telha permite o plantio de tomates, abobrinhas e morangos, e, se o clima permitir, também arroz, feijão, aveia e milho.

vantagens telhado verde
Imagem: Kaatop

Portanto funciona bem para suprir as necessidades de uma residência, e também pode ser usada para o plantio em larga escala, pensando em escala urbana. De qualquer forma, é uma ótima maneira de aproveitar o espaço da cobertura, que fica inclusive com bom desempenho térmico, já que é cheio de plantas. (Ver também: “Telhado Verde“).

Cursos e e-books que você pode gostar:

Veja também:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *