APROVEITANDO O CANTO ENTRE A GELADEIRA E A PAREDE

O canto entre a geladeira e a parede lateral é um bom local para encaixar um pequeno armário.

Posições da geladeira e o canto perdido

A geladeira pode ficar em várias partes da cozinha, mas a mais comum delas é no canto. Isso porque é preciso deixar espaço para a porta da geladeira abrir. E se ela ficar no meio da cozinha a sua porta fica no meio da passagem quando aberta, atrapalhando a circulação.

Então é uma boa opção deixar a geladeira no canto. E sua porta, nesse caso, deve ser aberta em direção à parede, para deixar o acesso a ela mais livre. Sendo assim, é praticamente certo que irá sobrar um pequeno espaço entre a geladeira e a parede lateral, para evitar que a porta bata nessa parede toda vez que for aberta.

Esse pequeno espaço costuma ser de pelo menos 15 cm, que é o suficiente para caber a mão que segura a porta da geladeira aberta. Mas algumas vezes o vão é ainda maior.

Como aproveitar o canto entre a geladeira e a parede

A partir de 15 cm já é possível criar um pequeno armário ao lado da geladeira. A largura desse armário pode ser de 12 a 30 cm, dependendo do vão disponível. É importante deixar o final do armário a pelo menos 3 cm de distância do aparelho, para garantir a circulação de ar.

Esse móvel pode ser usado para guardar qualquer tipo de material de pequeno porte, como temperos ou alimentos. Por ser bem alto, funciona bem como uma despensa.

  • Estante com rodízio

A solução mais prática é criar uma estante estreita com rodinhas na parte de baixo, para funcionar como se fosse uma gaveta vertical. Assim os objetos ficam mais fáceis de serem alcançados, pois não ficam escondidos no fundo de um armário comum. Isso é especialmente importante no caso de armários muito estreitos, já que a pouca largura dificulta ainda mais o acesso ao fundo.

armário no canto da geladeiraImagem: Apartment Therapy

Esse móvel pode ser feito em casa (passo a passo aqui) ou em marcenarias, e fica melhor se tiver algum tipo de proteção na parte aberta da prateleira, para evitar que os pequenos objetos caiam. Isso porque eles ficam muito perto da borda nesse caso. Ou então é possível adquirir estantes prontas, e acrescentar apenas um puxador na lateral, rodinhas na parte de baixo e anteparos para impedir a queda dos objetos.

  • Gaveteiro vertical

O gaveteiro vertical segue a mesma ideia de praticidade da estante, trazendo as prateleiras para a frente. A diferença é que por ter laterais e corrediças ao invés de um armário solto com rodinhas, o móvel fica mais estável. Para fazer o gaveteiro vertical é preciso mais investimento e também de um pouco mais de espaço livre de largura, já que além das gavetas existem as duas laterais.

armário no canto da geladeiraImagem: Dea Vita

Imagens de capa: Hometalk e House Beautiful

Cursos e e-books que você pode gostar:
Veja também:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *