LUMINÁRIAS BOAS E BARATAS

Quem já pesquisou preço de luminárias sabe que o preço pode variar absurdamente. Existem modelos que custam cerca de 20 reais, e outros que custam várias centenas de reais.

Normalmente, com outros produtos, as compras baratas significam que o produto tem má qualidade. Mas com as luminárias não é bem assim. Os preços mais altos costumam estar associados ao design mais arrojado ou materiais de luxo. Mas mesmo os modelos mais em conta podem ter boa qualidade, com formas simples e bonitas.

É preciso tomar cuidado apenas para identificar quando a luminária é boa e barata ou quando ela é apenas barata. As luminárias de má qualidade normalmente são aquelas feitas com material bem mais simples, como plástico por exemplo. Essas podem desvalorizar o ambiente por terem acabamento visivelmente pior. E podem estragar mais rapidamente.

Exemplos de luminárias boas e baratas

Veja abaixo alguns exemplos de luminárias com preço baixo e de boa qualidade. A forma das luminárias mais baratas costuma ser mais simples, sem muito rebuscamento, mas isso pode ser até bom para criar uma decoração leve e moderna.

  • Luminária plafon quadrada

Clique para ver na loja.

Luminária que fica saltada para fora do forro ou laje, mas que esconde as lâmpadas com vidro. Tem visual  leve e discreto. (Ver também: “Tipos de Luminárias“).

  • Luminária quadrada de embutir

luminária de embutir quadradaClique para ver na loja.

Parecida com o plafon, porém na versão de embutir no forro. Opção eficiente e quase imperceptível no teto. Mas precisa que exista algum tipo de forro no ambiente para ser instalada.

  • Arandela com 2 focos

Clique para ver na loja.

Luminária de parede que esconde a lâmpada, deixando apena dois focos de luz para cima e para baixo. Por não deixar a lâmpada à vista, esse tipo de luminária cria um clima mais aconchegante. (Ver também: “Como Criar Efeito Aconchegante com Iluminação Indireta” e “Jeitos Fáceis de Fazer Iluminação Indireta“).

  • Luminária pendente de vidro

Clique para ver na loja.

Com visual simples e elegante, essa luminária pendente se encaixa a praticamente qualquer ambiente. A cúpula de vidro esconde a lâmpada parcialmente. (Ver também: “Como Utilizar Luminárias Pendentes” e “Altura e Tamanho Ideal do Lustre Pendente“).

  • Luminária pendente aramada

Clique para ver na loja.

Para um visual mais descolado e diferenciado, mas ainda com bom preço, existem as luminárias pendentes aramadas. Seu preço é baixo devido à pouca quantidade de material, e pelo fato de que as lâmpadas ficam expostas. Mas ela cria um visual interessante, especialmente quando são usadas lâmpadas de luz mais aconchegante e de pouca intensidade.

Se preferir veja mais luminárias na loja. E para saber como calcular a quantidade de lâmpadas necessárias no ambiente, veja esse post.

Cursos e e-books que você pode gostar:
Veja também:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *