ARQUITETO, DESIGNER, DECORADOR-QUEM FAZ O QUÊ

Já escrevi uma vez sobre as diferenças entre as atribuições do arquiteto em relação às do engenheiro, nesse post aqui. Mas existe também muita dúvida em relação às diferenças entre entre o arquiteto, o designer de interiores e o decorador.

Essa dúvida não é sem motivo. As funções se misturam, e alguns serviços podem ser feitos pelos três. Então fica confuso mesmo. Mas funciona basicamente assim:

O decorador

O decorador é habilitado a resolver a decoração. Ou seja, as cores, os revestimentos, acessórios e também peças soltas, mesmo que sejam móveis.

O designer de interiores

O designer de interiores também planeja a decoração dos ambientes, mas também realiza projetos que envolvam alterações um pouco mais estruturais, como pequenas alterações de paredes, mudanças de posição de pontos de hidráulica, etc. Mas seu conhecimento é restrito ao planejamento de interiores, ou seja, mobiliário e decoração, e não tanto a parte construtiva em si.

O arquiteto

Já o arquiteto pode mexer com essa parte de decoração e interiores, e também com a parte realmente estrutural de uma construção. Então ele sabe analisar melhor se é possível retirar uma parede, por exemplo, dependendo do sistema construtivo utilizado. Sabe também fazer alterações na forma da construção, além de poder projetar uma construção inteira a partir do terreno. E pode ainda trabalhar com paisagismo ou urbanismo.

Ou seja, o arquiteto tem uma gama de conhecimentos maior, noções mais amplas. Mas ele pode escolher trabalhar com todas essas áreas ou então se especializar em alguma ou algumas delas. Fica então a critério de cada arquiteto definir qual será sua área de atuação, e informar aos seus possíveis clientes.

Ajude o site

Veja também:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *