AUTOMAÇÃO RESIDENCIAL – Comodidades Tecnológicas para a Casa

Automação residencial é basicamente deixar a casa automatizada. Ou seja, criar comandos e controles para diversos elementos da casa através de um simples clique de botão no celular ou tablet.

Antigamente a automação residencial era muito cara e exigia um espaço grande para instalar máquinas de controle. Atualmente, com o avanço da tecnologia, ficou mais fácil automatizar qualquer casa ou apartamento.

O que a automação residencial inclui

Um sistema de automação residencial pode ser contratado por itens, Normalmente existe um pacote inicial, com alguns comandos e comodidades básicas. E então podem ser acrescentados pontualmente diversos itens, deixando a casa ou apartamento tão automatizado quanto se desejar. E quem faz esse serviço são empresas especializadas, como a Smart House, a AZ Home, a HTech Multimídia, a Prime Smart House ou a Positivo Casa Inteligente, por exemplo.

Veja então alguns exemplos do que pode ser automatizado em uma residência:

– Controle das luzes

A iluminação pode ser acionada à distância, e em alguns casos também por voz. Além disso, existe a possibilidade de regular a intesidade das luzes, entre outros efeitos. Tudo através do celular, tablet, ou então por interruptores com sistema de toque.

– Controle do ar condicionado

O ar condicionado também pode ser acionado ou controlado através do celular. Inclusive sem estar em casa, ou a partir de ambientes diferentes.

– Acionamento de persianas

As persianas podem ser abertas na quantidade desejada através de um simples toque de botão no celular ou tablet.

– Controle de portas

Até as portas podem ser trancadas ou destrancadas à distância. Isso ajuda muito ao sair, naquelas situações em que não se lembra direito se a porta ficou trancada ou não. Ou então quando alguém precisa entrar e está sem chave. Nesse caso basta abrir a porta para essa pessoa pelo celular, mesmo sem estar em casa.

– Biometria nas portas

Outro sistema tecnológico que pode ser usado nas portas é a biometria. Com ele, as portas são destrancadas com o toque dos dedos dos moradores. Basta registrar cada digital e então o sistema as reconhece quando o dedo encosta no leitor. Assim não existe o perigo de alguém não desejado entrar usando uma cópia de chave perdida, por exemplo. E também é possível descadastrar as pessoas que não puderem mais entrar.

– Monitoramento de câmeras

Se forem instaladas câmeras de segurança dentro ou fora da casa, elas podem ser vistas pelo celular ou tablet.

– Controle do som ambiente

O sistema de som também pode ser controlado à distância, tanto para ligar ou desligar, como mudar de música ou alterar o volume, por exemplo.

– Aquecimento do piso

Os pisos aquecidos podem ser acionados com facilidade, pelo celular ou tablet. Basta que esteja instalado o sistema debaixo do revestimento. Saiba mais sobre aquecimento de pisos aqui.

Cursos e e-books que você pode gostar:

Veja também:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *