BANCADAS DE VIDRO NA COZINHA

As bancadas de vidro são encontradas com frequência em banheiros, por seu visual leve e moderno. Mas o que nem todos sabem é que elas podem ser utilizadas também na cozinha, e não só como tampo de mesa, mas como bancada de trabalho.

Para isso, a sua espessura precisa ser um pouco maior do que um tampo de mesa simples. Mas essa é uma condição essencial para garantir a segurança, evitando que a bancada quebre com facilidade.

Vantagens da bancada de vidro na cozinha

Quando executada corretamente, a bancada de vidro é muito eficiente e higiênica, pois não tem porosidade, facilitando a limpeza e evitando o acúmulo de sujeira.

O vidro utilizado nas bancadas é resistente a altas temperaturas, e não risca com facilidade. Pequenos arranhões podem ocorrer, porém podem ser removidos com polimento.

bancadas de vidro 2Imagem: Newart Vidros

A possibilidade criativa é grande, sendo que o vidro pode ter diversas formas e acabamentos em termos de cor, além de permitir efeitos diferenciados, por ser um material translúcido. Pode existir uma luz que vem de dentro dos armários, por exemplo, ou então alguma camada entre o vidro e os armários, como um pequeno jardim de areia e pedras.

Tipo de vidro usado na bancada

Além de ser um material de aspecto leve, o vidro transparente é neutro, podendo se adaptar a diferentes estilos de decoração. Mas o tipo de vidro mais utilizado sobre os gabinetes são os coloridos ou brancos, que são menos translúcidos e por isso não deixam a estrutura do armário aparente.

bancadas de vidro 3Imagem: Newart Vidros

A espessura do vidro da bancada pode variar de 3 a 25mm, dependendo do tipo de fixação. Quanto maior o vão que o vidro tiver que suportar, maior deve ser a espessura, para que ele não quebre no meio. Além disso, espessuras maiores deixam o visual mais robusto.

Seja qual for a cor escolhida, o vidro da bancada tem que ser sempre um vidro de segurança, normalmente temperado, para não correr o risco de se quebrar formando pedaços pontiagudos. (Veja mais em “Tipos de Vidro“). E o ideal é que eles venham da vidraçaria com tratamento anti-manchas e anti-bactérias.

Imagens: Newart Vidros

Cursos e e-books que você pode gostar:
Veja também:

13 comentários em “BANCADAS DE VIDRO NA COZINHA”

  1. Boa tarde, estou querendo muito colocar na minha bancada de pia da cozinha, um vidro serigrafado vermelho. Mas tem tanta gente dando opinões contra que estou com medo. A probabilidade de quebrar se bater algo com força é a mesma se fosse num quartzo por exemplo? É segudo?

    1. Olá, Aline! É natural que exista um certo receio das pessoas em relação a materiais que não são tão comumente vistos e usados, por isso acredito que você tenha ouvido tantas opiniões contra a bancada de vidro. Mas na verdade o vidro das bancadas (se for feito por profissionais confiáveis e especializados) é bastante resistente, porque não só é um vidro grosso como também é temperado. Isso faz com que ele fique mais resistente a choques e também a variações de temperatura (Inclusive o vidro serigrafado, que você pretende usar, também pode ser temperado). É diferente de um vidro mais simples, como o de uma garrafa por exemplo. Por isso até pode ser verdade que ele quebra se bater algo com força, mas precisa ser com muita força, como dar uma martelada por exemplo, ou derrubar um filtro de água a uma distância de mais de um metro, por exemplo. Situações que não são nada corriqueiras em uma cozinha normal. Não sei te dizer exatamente se é a mesma resistência do quartzo ou de outras pedras, acredito que seja um pouco menor, porém posso dizer que não é tão frágil como as pessoas imaginam, e é seguro para usar na cozinha. É só usar o vidro feito para bancadas mesmo e não deixar grandes vãos livres, assim como se faz com qualquer material de bancada. Um abraço!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *