BANHEIRO COM BANCADA ESTREITA

Uma situação bem comum nos banheiros, principalmente em pequenos apartamentos, é não ter muita profundidade disponível para colocar a bancada, pois o banheiro é estreito e o espaço que sobra da porta até o final da parede é reduzido.

Nesse banheiro das imagens, por exemplo, a porta estava a apenas 30cm da parede de fundo da pia, espaço insuficiente para a cuba ficar apoiada sobre ela. Nessas situações, para não ter que fazer uma bancada recortada, o ideal é usar lavatórios apoiados no piso, cubas de parede, que ficam fixadas na parede do fundo e por isso não precisam de bancadas, ou então cubas de semi-encaixe, que ficam com a ponta para fora. (Ver “Tipos de Cubas“)

BANHEIRO COM BANCADA ESTREITA 1

Porém é preciso tomar cuidado também com o tamanho da cuba, para não bloquear a abertura da porta. Para impedir que isso aconteça, o mais garantido é afastar a cuba o máximo possível da entrada, além de usar modelos arredondados, que liberam mais a curva de abertura da porta.

Na parte de baixo da bancada, caso a profundidade seja tão limitada que fique difícil encontrar armários ou gabinetes prontos que se encaixem, é mais fácil usar cestos ou baús soltos, que normalmente são menores. Caso a intenção seja fechar a área do sifão sob a pia e a profundidade disponível for menor do que 35cm, pode ser necessário fazer um armário sob medida.

BANHEIRO COM BANCADA ESTREITA 2

Além disso, caso o ambiente seja muito pequeno, cores claras podem ajudar a criar sensação de amplitude, como neste banheiro que ficou em branco e mármore travertino, contrastando a nobreza do mármore à jovialidade da cor mais viva que aparece apenas em alguns pontos, para não pesar.

Projeto: Arquiteta Fernanda DG

Ajude o site

Veja também:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *