COMBINAÇÕES DE CORES NOS AMBIENTES

As combinações de cores que funcionam bem na decoração muitas vezes são óbvias, mas outras vezes não. E cada uma delas tem também efeito diferente.

Para começar, então, é interessante saber o efeito que cada cor ou tipo de cor tem, para então usá-las de maneira consciente nas combinações de cor.

O branco, por exemplo, tem a função tanto de clarear os ambientes quanto de criar contraste em qualquer outra cor, que fica então bem destacada.

O preto também tem esse efeito de destacar as outras cores, mas com um efeito mais sóbrio e elegante.

O cinza, em seus vários tons, tem como principal efeito “esfriar” a decoração. Ou seja, ele quebra o efeito chamativo das cores muito intensas, deixando então o visual mais ameno. Esse mesmo afeito acontece com cores secas, ou seja, que têm alguma quantidade de cinza em sua composição e por isso ficam menos impactantes.

As cores neutras, como creme, palha, bege, podem ter diferentes impactos dependendo da sua tonalidade. Quanto menos amarelados forem, mais suaves são no ambiente, e mais fácil de combinar com outras cores. (Veja mais obre a decoração só com cores neutras aqui).

As cores vivas, por chamarem bastante atenção, são estimulantes e por vezes até cansativas. Então precisam ser usadas com moderação ou então em ambientes em que esse estímulo seja realmente necessário.

Cores pastéis, por outro lado, são os tons bem claros e suaves, que criam então efeito leve e tranquilo. (Veja mais sobre a decoração com cores pastéis aqui).

Tipos de Combinações de cores

A possibilidade de misturas de cor é praticamente infinita, considerando que cada cor pode ter muitas tonalidades, e a mistura pode ter de duas até 5, 6 ou até mais cores, por exemplo. E também faz diferença a quantidade de cada cor no ambiente.

Então para saber o que dá para misturar, é bom ter algum tipo de norte, para pelo menos saber o que dá certo ou não. Para isso, é possível usar o círculo de cores, além de algumas outras dicas sobre combinações de cor. (Saiba mais aqui).

Aqui nesse post você pode ver então alguns exemplos de combinações de cores que estão de acordo com essas dicas, e o efeito de cada uma delas:

Combinações de cores neutras

As cores neutras podem ser o tons tipicamente chamados de neutros, como bege, creme e derivados, ou então o branco, o preto e o cinza, por exemplo. Todas elas têm em comum o fato de serem cores discretas. Por isso os ambientes que tenham apenas cores neutras tendem a ficar elegantes e atemporais.

Mas enquanto os tons neutros como branco, preto e cinza são mais secos, causando então mais contraste e deixando os ambientes mais frios, os tons neutros na linha do bege, creme e afins têm efeito mais aconchegante. Eles podem então ser usados sozinhos ou misturados, dependendo do efeito desejado.

Base neutra com toques de cor

Quando a base é neutra mas existem também alguns toques de cor mais viva, o ambiente ainda fica discreto. Mas nesse caso as cores criam um efeito um pouco mais jovial e alegre, porque deixam a decoração mais dinâmica.

E quanto mais chamativas forem essas cores que dão esses toques, maior é esse efeito.

Ambientes coloridos

A decoração que tem predominantemente várias cores que não são neutras tende a ser uma decoração mais divertida, por assim dizer, porque não é muito sóbria. Isso pode ser ou não o que se deseja em cada caso, e isso é algo subjetivo, não uma regra. Mas mesmo com esse efeito alegre as cores ainda podem ter diferentes impactos, dependendo da tonalidade e tipo de cor usado.

Cores vivas são mais marcantes, por exemplo, enquanto tons pastéis são mais suaves e delicados, e cores secas são um pouco mais sérias, por isso tendem a ser menos enjoativas. (Saiba mais sobre os tipos de cores aqui).

Ideias de Combinações de cores

Confira também alguns exemplos de combinações de cores em ambientes específicos, como o quarto de casal, mas que também podem funcionar em outros ambientes:

Ou então ideias de cores para o quarto de bebê:

Confira aqui todas as dicas da arquiteta para construir, reformar ou decorar sua casa.

Ajude o site

Veja também:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *