COMO DELIMITAR AMBIENTES SEM DIVISÓRIAS

Às vezes é uma boa ideia fazer mais de um ambiente em um mesmo espaço, sem divisões que interrompam a visão, para que fiquem integrados e assim pareçam maiores do que são separadamente.

Isso pode ser feito com divisórias transparentes ou paredes vazadas, como está descrito aqui. Mas existem outras formas de delimitar os ambientes sem separá-los totalmente, e ao mesmo tempo deixar a ambientação bem organizada:

– Ambientes divididos por móveis

Móveis baixos ou vazados podem fazer o papel de divisões parciais entre os ambientes, pois interrompem a passagem e mostram onde acaba um espaço e começa o outro sem bloquear a visão e a comunicação entre eles. Para que isso funcione, o móvel não pode ser muito pequeno, para não ficar perdido no meio do caminho.

truques para delimitar ambientes

– Persianas podem delimitar ambientes de forma versátil

As persianas do tipo rolô são aquelas que sobem totalmente quando abertas, ficando armazenadas em um rolo no teto ou na parede quando usadas em uma janela ou porta. Elas podem ser fixadas no teto entre um ambiente e outro, criando uma divisão que pode ser totalmente removida ao ser aberta e que mesmo quando está fechada é leve, graças à sua espessura. Dependendo do tecido escolhido, que pode ser mais ou menos translúcido, o bloqueio visual pode ser maior ou menor quando a persiana está fechada.

– Desníveis no piso ou no forro para delimitar ambientes

Um simples degrau ou rebaixo no forro pode ser suficiente para demarcar os ambientes, caso a intenção seja separar apenas sutilmente. No caso do desnível no forro, ele pode ser complementado com algum detalhe no piso ou no mobiliário.

SALA paredes neutras 4

– Espaços delimitados por tapetes

Esse detalhe no piso pode ser o uso de um tapete, que além de deixar o ambiente bem marcado e definido ainda integra os móveis que ficam sobre ele. O mesmo pode ser feito com pisos diferentes separando a cozinha americana da sala, por exemplo.

truques para delimitar ambientes

– Posição dos móveis formando ambientes

Os próprios móveis, dependendo da forma que estiverem posicionados, podem delimitar um ambiente. Basta que eles estejam bem agrupados e integrados, dando ideia de conjunto, como sofás e poltronas dispostos em “L”, por exemplo, unidos por mesas de canto e de centro.

– Iluminação focada

A iluminação também pode ajudar a delimitar os ambientes, mas para isso precisa estar bem focada no centro do ambiente ou em toda a sua borda, para mostrar onde ele acaba. A iluminação focada é feita normalmente com luminárias ou lâmpadas do tipo “spots”. (Ver também: “Tipos de Luminárias” e “Tipos de Lâmpadas“)

Cursos e e-books que você pode gostar:
Veja também:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *