COMO FAZER BANQUINHO DE CIMENTO

O cimento é um material muito versátil, porque pode ser moldado em qualquer forma. Uma das possibilidades é fazer uma banqueta ou banquinho de cimento no assento e pés de madeira.

A vantagem é que o cimento é barato, então o móvel acaba ficando bastante econômico. E além de banquinho, ele também pode ser usado como mesinha lateral.

Vídeo com passo a passo para fazer o banquinho

Veja no vídeo abaixo, do canal do Leonardo Costa, o passo a passo para fazer o banquinho de cimento:

Como fazer o banquinho de cimento

Para fazer a banqueta de cimento você precisa de:

  • 3 bastões de madeira: O comprimento pode ser de cerca de 45 cm, caso o banquinho seja usado com uma mesa padrão. Se for para uma bancada mais alta, o comprimento de cada bastão deve aumentar proporcionalmente. E a espessura do bastão precisa ser mais larga do que um cabo de vassoura, que só funcionaria para usar o banquinho como mesa, e não para sentar.
  • Cimento: Podem ser usados 5 Kg de cimento do tipo massa pronta, que só precisa ser misturado com água., sem precisar de brita.
  • Um balde: O balde será o molde do assento, por isso precisa ter o fundo liso na parte de dentro. Se existirem saliências no fundo do balde, elas ficarão marcadas no topo do assento.
  • Pés niveladores: São também chamados de pés reguláveis. Servem para estabilizar os três pés do banquinho de cimento depois de pronto, para que ele não fique bambo.
  • Furadeira: É usada para furar a parte de baixo dos bastões, para colocar os pezinhos niveladores.
  • Serrote: Caso os bastões sejam comprados em tamanho diferente do que precisam ficar, eles precisarão ser cortados com um serrote.
  • Fitas adesivas: Qualquer tipo de fita que funcione com madeira e plástico, como fita crepe por exemplo.

Fazer o banquinho de cimento não é muito complicado. Para começar, os pezinhos devem ser inseridos nas pontas dos bastões, usando a furadeira. Depois é preciso jogar o cimento com água dentro do balde. É interessante dar uma batidinha nesse balde para evitar a formação de bolhas. Em seguida são inseridos os três bastões, na posição que deverão ficar. Para secar, eles ficam presos nas bordas do balde com a fita adesiva. E após secar, é só puxar o banquinho para que ele saia do balde, e está pronto. Se for preciso pode ser usada uma lixa para melhorar o acabamento.

Veja mais dicas de móveis e acessórios para fazer em casa.

Cursos e e-books que você pode gostar:
Veja também:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *