TIPOS DE VASO SANITÁRIO SECO

O vaso sanitário seco é, como o nome deixa bem claro, um sanitário que não precisa de água. Mas como isso funciona na prática?

Estamos muito acostumados com o vaso que usa água, mas se formos ver estamos sujando e contaminando a água com dejetos, e isso não é algo natural. Além disso, o gasto de água para fazer a descarga é bastante grande, fazendo com que uma grande quantidade de água potencialmente potável seja basicamente desperdiçada. (Ver também o post “Opções de Banheiro Sem Água e Sem Esgoto“).

Vantagens do vaso sanitário seco

A principal vantagem do vaso sanitário seco é a economia de água. E isso é positivo de várias formas: Primeiro para o meio ambiente, depois para o bolso, e também por praticidade. Isso porque o vaso seco, por não precisar de instalações hidráulicas para ser usado, pode então ser levado ou montado em qualquer lugar.

Tipos de vaso sanitário seco

Existem vasos sanitário secos soltos e fixos, e com diferentes opções de tratamento e eliminação de dejetos. E existe também o mictório seco, que serve apenas para dejetos líquidos.

Mictório seco

O mictório seco fica ligado apenas ao esgoto, e é limpo com um produto químico jogado sobre a superfície após o uso.

Vaso sanitário seco solto

O vaso solto é mais versátil em termos de locomoção, mas em compensação precisa de mais cuidados de manutenção. Isso porque os dejetos ficam acumulados em reservatórios sob o assento, e precisam ser esvaziados periodicamente em algum vaso sanitário ligado ao esgoto ou então diretamente na terra, que é a opção mais sustentável. Mas ao contrário do que se imagina, o uso em si não é anti higiênico, pois os dejetos sólidos ficam fechados e em contato com pó de serra, que é jogada sobre ele após o uso. Então se torna um composto orgânico após pouco tempo, livre de odores muito fortes. E o vaso fica menos sujo com respingos de água da descarga.

Veja no vídeo abaixo, do site “Pés Descalços“, maiores detalhes sobre esse tipo de vaso sanitário:

Outra opção de vaso sanitário portátil é o vaso que funciona com um reservatório de água. Ele não é ligado à tubulação de água nem de esgoto, mas funciona com a água que é abastecida manualmente no reservatório. E também precisa que os dejetos sejam despejados em locais apropriados. Veja aqui algumas opções desse tipo de vaso sanitário portátil.

Vaso sanitário seco do Bill Gates

Essa opção, desenvolvida pela equipe do empresário Bill Gates, também é um vaso solto, e que gera resíduos sólidos que precisam ser removidos periodicamente. Porém nesse caso os resíduos são transformados em cinzas, e o resíduo líquido é tratado dentro da peça, se transformando em água que pode ser usada para limpeza ou regar plantas. Veja mais detalhes sobre esse vaso sanitário seco no vídeo abaixo:

Vaso sanitário de compostagem fixo

O vaso de compostagem fixo funciona da mesma forma que o vaso seco solto, porém fica fixo no local.

banheiro de compostagem

Existe também nesse caso um tratamento que transforma os dejetos em adubo, que pode ser usado em hortas ou plantações em geral.

Cursos e e-books que você pode gostar:

Veja também:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *