REFORMA DA COZINHA CRIOU INTEGRAÇÃO COM A SALA

A reforma da cozinha de 2,70m por 4,40m a deixou toda aberta para a sala. O projeto priorizou a funcionalidade e a valorização do ambiente,que ficou revitalizado.

reforma cozinhaA cozinha antes da reforma, fechada para a sala.

Detalhes da reforma da cozinha

Veja abaixo as principais características do projeto de reforma da cozinha:

Cuidados ao integrar a cozinha com a sala

Para ficar aberta para a sala, a cozinha ganhou revestimentos mais elegantes. A simples cerâmica iria deixar o ambiente muito frio, e isso deixaria a cozinha muito desconectada da sala. Com o piso madeirado, mesmo sendo de porcelanato, e as paredes revestidas com pintura e com o mesmo concreto das bancadas, a cozinha ficou aconchegante e valorizada.

projeto de reforma da cozinha

Os armários voltados para a sala também reforçam a integração entre os dois ambientes. Ao olhar para a cozinha, quem está na sala fica de frente para uma adega sob a península e para uma estante, ao invés de ver apenas a lateral dos móveis.

Península sem armários

A península que divide os dois ambientes ficou sem armários na parte de baixo. Isso deixa o visual mais leve e também cria sensação de espaço, chamando a atenção para o fundo da cozinha.

projeto de reforma da cozinha

Outra vantagem da ausência de armários sob a península é que as banquetas podem ser utilizadas dos dois lados da bancada. Podem ser usadas pelas visitas enquanto alguém cozinha, ou então formar uma mesa com pessoas nos dois lados. Em outros momentos pode ainda funcionar como local de refeições rápidas.

Estante alta em uma das paredes

A cozinha tinha muitas paredes para serem aproveitadas. Uma delas com várias janelas, e outra toda fechada. Ao retirar os armários suspensos da parede com janelas, a luz entra mais facilmente pelo ambiente. Tudo fica mais claro e com sensação mais ampla. Em compensação, a parede oposta ganhou uma estante alta ao invés de armários baixos. Assim a quantidade de armários não foi prejudicada. Isso pôde ser feito pelo tamanho da bancada, que já era bem larga, com bastante espaço para o preparo de alimentos.

projeto de reforma da cozinha

Espaço para os eletrodomésticos e acessórios

A estante alta abriga mais do que simples armários. Ela é o local para colocar o forno extra e outros eletrodomésticos existentes na cozinha, que antes ficavam ocupando espaço da bancada. A área de bancada existente não era pequena, mas parecia insuficiente por estar toda ocupada por acessórios. Por isso essa solução ficou mais funcional, tanto por liberar a área da bancada como por deixar os eletrodomésticos mais próximos uns dos outros. (Ver também: “Dicas para Liberar o Espaço da Bancada“).

projeto de cozinha com península

Posição da cuba

A cozinha antes da reforma ficava com a cuba muito próxima do fogão, mesmo com todo o espaço de bancada disponível. Então ela ganhou uma nova posição, ainda de frente para uma  das janelas, porém mais afastada do fogão. Assim sobra mais espaço para o manuseio de objetos na hora de lavar a louça. E como já existia uma máquina de lavar louça na nova posição da cuba, a alteração foi facilitada, pois já existiam pontos de água e de esgoto nos dois locais. Sendo assim, bastou fazer uma troca entre a máquina e a cuba.

projeto de cozinha com península

Colabore com o site

O site Dicas de Arquitetura fornece dicas e ideias personalizadas para a sua casa sem cobrar valores específicos, levando assim a arquitetura a todos. Para que ele continue funcionando dessa forma, toda contribuição é muito bem-vinda. Clique aqui para colaborar com qualquer quantia. Obrigada!

Projeto e imagens: Arq. Fernanda DG
Veja mais projetos de cozinha ou saiba como pedir sua ideia personalizada.

Cursos e e-books que você pode gostar:

Veja também:


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *