DICAS PARA CONSTRUIR EM ETAPAS

Construir em etapas é bastante comum, porque construções são caras e nem sempre se tem o dinheiro para aplicar de uma vez.

Principalmente quando o objetivo é construir como investimento, como conjuntos de apartamentos ou quitinetes, por exemplo. Nesse caso a segunda etapa depende do dinheiro arrecadado com a primeira, muitas vezes.

Mas ao construir em etapas é preciso tomar alguns cuidados. Assim a obra fica mais fácil e tem menos desperdício. Ou seja, mais economia e menos dor de cabeça.

Como no caso desse projeto de 10 apartamentos de 1 dormitórios, por exemplo. O projeto levou em conta que seriam feitas 5 unidades no térreo primeiro e futuramente mais 5 no andar de cima. (Saiba mais detalhes sobre esse projeto aqui).

Planta da primeira etapa de construção

Cuidados ao construir em etapas

– Cálculo da estrutura

O primeiro e mais essencial cuidado ao construir em etapas é planejar e considerar a segunda etapa desde o começo. Principalmente em relação ao cálculo da estrutura. Isso porque a fundação, os pilares, vigas e lajes – ou as paredes estruturais – precisam suportar o peso da construção final, não só da primeira etapa. Então não adianta construir como se fosse uma construção térrea, por exemplo, que é mais barata justamente porque não precisa suportar um segundo andar, e depois resolver colocar algo em cima.

– Emenda das construções

Ao construir uma mesma parede alinhada com a outra mas em momentos diferentes, podem surgir problemas na emenda. Ela pode ficar rachada depois de um tempo, ou o acabamento pode não ficar tão legal. Por isso, sempre que possível, é interessante deixar as duas etapas da construção o mais separadas possível.

Laje saltada

Portanto se a segunda etapa a ser construída for ao lado da primeira, é legal deixar um espaço entre elas. Ou então, se a segunda etapa for no segundo andar, como nesse projeto que aparece aqui, a laje pode ser saltada. Ou seja, não ficar alinhada com as paredes. Assim ela cria uma separação maior entre as duas construções, evitando ou pelo menos diminuindo a quantidade de emendas visíveis.

– Que a segunda etapa não prejudique a primeira

Por último mas não menos importante, é preciso tomar cuidado para que a nova etapa não estrague a primeira. Ou seja, não é legal, por exemplo, que ao construir a segunda etapa ela tampe a iluminação e a ventilação da construção já existente. Ou então que ela crie uma forma sem sentido, que não tem a ver com a anterior. Isso tudo pode acontecer se a construção da segunda etapa não for planejada desde o começo. É por isso que é tão importante planejar a segunda etapa desde o início do projeto, para ver como o conjunto final irá ficar.

Nesse caso mostrado aqui como exemplo, o projeto contempla desde o início a existência do segundo andar, tanto estruturalmente quanto visualmente e funcionalmente.

Ambientes desse projeto

Veja na lista abaixo alguns ambientes desse conjunto de quitinetes:

Projeto: Arq. Fernanda DG.
Veja mais projetos de quitinetes aqui.

Ajude o site

Veja também:

2 comentários em “DICAS PARA CONSTRUIR EM ETAPAS”

  1. Com o desenho do projeto posso encaminhar a liberação junto à prefeitura ou essa é uma etapa seguinte?

    1. Olá, Celio. O desenho a ser encaminhado à prefeitura para liberação da obra precisa estar de acordo com detalhes exigidos por cada prefeitura específica, como tamanho e forma das folhas, informações que devem constar nos desenhos, etc. Por isso é uma etapa seguinte, com um desenho específico para isso, e já com a assinatura do profissional responsável (arquiteto ou engenheiro), que precisa ser registrado nessa mesma prefeitura. Por isso normalmente quem faz essa etapa de aprovação na prefeitura é esse mesmo profissional. Um abraço!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *