VÁRIAS FORMAS DE USAR PLANTAS NA DECORAÇÃO

Plantas na decoração dos ambientes são essenciais para gerar sensação de bem estar, pois elas limpam o ar e dão vida a qualquer espaço.

Por isso, se a própria construção já planejar sua presença, integrando os ambientes a algum jardim, por exemplo, melhor ainda. Mas de qualquer forma, é sempre possível usar plantas na decoração.

Plantas na decoração

Veja então várias formas de acrescentar plantas nos ambientes, seja na construção pronta ou na hora de projetar a construção:

Plantas em vasos

A forma mais tradicional de usar plantas, em vasos no chão ou sobre os móveis.

plantas na decoração - plantas em vasos
Em pergolados ou outras estruturas

Plantas do tipo trepadeira, que vão crescendo sobre as superfícies, funcionam bem em pergolados ou outras estruturas vazadas, como guarda corpos por exemplo. Elas vão se enroscando e criando um visual interessante, sem ocupar espaço de circulação. (Veja aqui vários tipos de trepadeiras para pergolados).

plantas na decoração - plantas trepadeiras

Outros locais onde elas podem ficar são paredes, muros ou estruturas como pilares, por exemplo. É basicamente um revestimento feito de plantas.

Plantas nas paredes

Além das trepadeiras, as paredes também podem ter plantas em vasos ou jardineiras que ficam presas a ela. É uma maneira mais pontual de colocar plantas na parede, que também fica legal em muitos casos.

Plantas penduradas no teto
plantas na decoração - plantas penduradas

Outra opção para ter plantas na decoração sem ocupar espaço do piso ou dos móveis é pendurar os vasos, ou então pendurar prateleiras com vasos. Nesse caso podem ser usadas plantas de qualquer tipo, de qualquer tamanho.

Em jardins internos
plantas na decoração -jardim interno

Se existir o espaço para isso, um ótimo jeito de sentir o contato com as plantas na decoração é o uso de jardins. Podem ser jardins descobertos ou sob coberturas transparentes, de vidro ou acrílico por exemplo, se a espécie de planta escolhida precisar apenas de luz. E no caso dos jardins descobertos, a lateral pode ser fechada com vidro, se o jardim for em um ambiente interno.

Na área externa integrada à interna
integração área externa e interna

Se as plantas não forem ficar dentro de casa, seja por qual motivo for, elas podem existir pelo menos na parte externa da casa. No quintal, na lateral, no jardim da frente ou em um pátio central. Nesses casos, basta fazer grandes aberturas nas paredes voltadas para esse local para trazer as plantas para dentro de casa, em termos visuais. Isso já cria uma outra sensação. E o mesmo vale para locais com vistas da natureza muito agradáveis.

Cuidado com o excesso de plantas

Plantas na decoração são ótimas. Mas existe sim uma forma de colocar plantas demais dentro ou fora de casa, que é só quando elas ficam tão amontoadas que uma fica em cima da outra. Ou seja, você não consegue ver onde uma planta termina e a outra começa. E desse jeito elas podem inclusive começar a morrer, porque não recebem luz suficiente, por exemplo. Esse é então o único critério a seguir na hora de dosar a quantidade de plantas em casa. Do contrário, pode colocar até onde seu gosto deixar.

Qual tipo de planta usar

Outro ponto importante é usar as plantas certas no lugar certo. Senão elas também não sobrevivem, ou não ficam fortes e bonitas. Veja então algumas dicas aqui do site de plantas ideais para cada local:

Ajude o site

Veja também:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *