DICAS PARA ILUMINAÇÃO DO HOME OFFICE

A iluminação do home office pode deixá-lo bem mais funcional e agradável se for feita com cuidado.

Iluminação ideal do home office

Em um primeiro momento, pode se pensar que quanto mais luz no home office melhor. Pois assim tudo fica bem claro, mais nítido. Mas quando se usa computadores ou notebooks, a realidade não é bem assim.

Na verdade, uma luminosidade muito alta ofusca a vista da tela do computador. Então a iluminação do home office ideal não é nem muito forte nem muito fraca. Assim ela permite que se visualize bem o teclado do computador, e ao mesmo tempo permite também uma boa visualização do monitor.

Além disso, uma luz mais suave e indireta cria um ambiente aconchegante e acolhedor, que convida a ficar por mais tempo. Só não é bom exagerar nessa suavidade, a ponto de deixar o ambiente tão escuro que não se enxergue direito os objetos.

Como fazer a iluminação do home office

Falando em um sentido mais prático, existem duas formas de criar essa iluminação ideal para o home office.

A primeira é usar luz geral, que é a luz de teto mesmo, com intensidade de luz moderada. Ou seja, clara mas nem tanto. Esse tipo de luz já deixa o home office pelo menos funcional, eficiente. Como se fosse a luz do dia.

iluminação do home office

E a segunda forma, que além de deixar o ambiente funcional ainda o deixa mais confortável, é através de luminárias em locais pontuais, como luminárias de mesa ou de piso. Elas funcionam bem para criar uma luminosidade que não seja muito forte. E além disso, deixam a luz apenas onde ela é necessária, criando uma ambientação menos monótona, com mais sombra em uma área e mais luminosidade na outra. Se for possível, então, essa opção é a melhor forma de iluminar o home office.

Tipos de luminárias para home office

Em qualquer uma dessas duas opções, o tipo de luminária ideal é basicamente aquela que esconda a lâmpada. Assim a luz não ofusca a vista e nem reflete na tela do computador. É a chamada “iluminação indireta”.

Sendo assim, pode ser uma luminária de mesa que possa ser direcionada, por exemplo, para deixar a lâmpada virada para longe ou para baixo da vista.

iluminação do home office

Pode ser também um abajur com cúpula fechada, ou então uma luminária de piso ou de parede que jogue a luz para cima, sem ver a lâmpada. Também funcionam pendentes do mesmo tipo, sem lâmpada aparente.

iluminação do home office

Iluminação embutida também dá muito certo em home offices. Seja embutida no forro ou nos móveis, com lâmpadas ou fitas de led. (Veja aqui como fazer iluminação embutida com fitas de led).

iluminação do home office

Até a luminária de teto funciona melhor em home offices se for assim, com a lâmpada escondida. Dessa forma não existe o risco da luz refletir no monitor.

O importante, então, é apenas não abusar da intensidade da luz, nem deixar as lâmpadas aparentes. Basta ter essas duas questões sempre em mente para escolher as peças para iluminação do home office.

(Veja também: Dicas para Decorar o Home Office).

Ajude o site

Veja também:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *