COMO APROVEITAR ESPAÇO NO BANHEIRO PEQUENO

Confira algumas soluções de projeto para um banheiro pequeno, de  1,30m de largura e apenas 1,90m de profundidade.

A ideia era usar uma única parede para instalar todas as peças, deixando o banheiro com uma única parede hidráulica. Assim é possível economizar na hora de comprar os canos, e eventuais consertos também ficam mais fáceis.

Soluções para o banheiro pequeno

Para aproveitar o espaço do pequeno banheiro, foram usados alguns truques:

  • Bancada na diagonal

A bancada fica no canto do banheiro, ao invés de ser quadrada ou retangular. Isso permite que o espaço ao lado do vaso sanitário fique mais livre. Se não fosse assim, o vaso ficaria com pouco espaço para a movimentação dos braços de quem estiver sentado. E mesmo nessa posição a torneira pode ficar na mesma parede que ficaria se a bancada fosse quadrada.

dicas para o banheiro pequeno

  • Torneira de parede

A torneira usada foi uma torneira de parde. Esse tipo de torneira libera a área de bancada, permitindo que ela seja menor.

  • Cuba de apoio com base pequena

Ao usar uma cuba de apoio com a base menor do que a borda superior, a bancada pode ter pouca profundidade. A parte superior da cuba fica alinhada ou levemente saltada em relação ao limite da bancada, e a base fica totalmente apoiada.

dicas para o banheiro pequeno

  • Apoio para objetos sobre a caixa acoplada

Para permitir o apoio de pequenos objetos como sabonetes ou escovas de dente, foi feito um filete de cerca de 15cm de profundidade sobre a caixa acoplada do vaso, É na verdade uma continuidade da bancada da pia, que integra a área da pia com a parte do vaso. Assim o banheiro parece mais largo. Mas para fazer essa pequena área de bancada, é preciso deixar um espaço entre ela e o vaso que seja suficiente para acionar a descarga. E também é preciso que o vaso seja do tipo que tem caixa acoplada, para que exista essa distância entre a parede e o assento em si.

  • Armário suspenso

Além de um pequeno gabinete sob a bancada na área da cuba, foi feito também um armário suspenso. Essa área superior da parede da pia costuma ficar vazia, mas é um bom local para guardar objetos.

O box foi deixado com 75cm de largura, que pode ser considerada uma medida mínima para não ficar apertado demais.

dicas para o banheiro pequeno - planta

E para criar sensação de amplitude, foi usado um espelho largo, indo desde a parede da porta até o box. Além disso, o contraste entre cores claras e escuras cria movimento e dinâmica. Isso também ajuda a fazer o ambiente parecer maior, pois as peças destacadas fazem com que as outras fiquem menos perceptíveis. Isso cria a ilusão de que elas não estão realmente ali, como se o banheiro estivesse mais vazio do que realmente está. (Veja também: “Dicas para o Banheiro Pequeno“).

Cursos e e-books que você pode gostar:
Veja também:

One thought on “COMO APROVEITAR ESPAÇO NO BANHEIRO PEQUENO”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *