CUIDADOS AO CONSTRUIR PERTO DE ÁRVORES

Várias vezes são feitas construções muito perto de árvores, especialmente muros e calçadas, sem tomar os devidos cuidados. Com isso começam a surgir problemas com o tempo, e a árvore acaba sendo cortada.

Para não ter esses transtornos nem ter que cortar a árvore no final, basta tomar algumas precauções:

  • Não colocar árvores que soltem folhas ou galhos sobre telhados

Algumas árvores, conhecidas como decíduas, caducifólias ou caducas, soltam suas folhas e flores durante o período mais frio do ano. Esse tipo de árvore é bom para manter o conforto térmico das construções, pois protege do sol no verão e deixa o sol passar no inverno.  (Saiba mais sobre isso aqui).

cuidados ao construir perto de árvores

Mas ao mesmo tempo elas podem gerar inconvenientes se as folhas caírem sobre calhas, telhas ou então na piscina. O mesmo acontece com árvores que soltam muitas flores normalmente, ou que têm galhos quebradiços por crescerem muito rápido. Então nessas situações o ideal é escolher o tipo certo de árvore, que não solte folhas nem galhos.

  • Usar árvores de pequeno porte perto de fios elétricos

Nas calçadas, se a árvore precisar ficar embaixo de fios elétricos, é bom que ela não alcance a altura dos fios. Para isso podem ser usadas árvores de menor porte, com altura e copas menores.

  • Deixar espaço para a raiz

Um dos principais itens esquecidos na hora de construir perto de árvores é a sua raiz. A tendência é colocar muros e pisos muito próximos da árvore, como se ela fosse só aquilo que aparece do lado de fora. A raiz que fica escondida sob a terra é praticamente do tamanho da copa da árvore, muitas vezes. E ela cresce e se movimenta, por isso não pode ficar presa no concreto. Se isso acontecer, o piso ou o muro irá começar a rachar.

cuidados ao construir perto de árvores

Para evitar que isso aconteça, é essencial deixar uma área livre ao redor da árvore, com canteiros na calçada e muros que desviem da árvore. (Veja algumas ideias de muros com árvores aqui). Outro cuidado que pode ser tomado, caso a árvore ainda não esteja no local, é o de  escolher espécies com raízes menores.

Cursos e e-books que você pode gostar:
Veja também:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *