ESCOLHENDO A COR DAS PORTAS, JANELAS E PAREDES DA FACHADA

A forma e a cor da fachada interferem no visual da casa em si e também da vizinhança. Por isso precisam ser pensadas com cuidado. E também é preciso definir as várias cores dos elementos que compõem a fachada.

Confira então algumas dicas da arquiteta para escolher a cor da fachada, incluindo a cor das portas, das janelas, das paredes e também dos portões e muros, se houver.

  • As cores da fachada devem formar um conjunto equilibrado

cor da fachada

Assim como dentro de um ambiente as cores precisam ser pensadas como um todo, na fachada também. As cores das paredes, das portas, janelas e até do telhado devem compor um conjunto que faça sentido entre si. Por isso não adianta pensar em cada elemento separado, ou apenas as portas combinando com  as janelas e paredes combinando com as outras paredes. O que importa é o todo.

cor da fachada

  • As cores das portas e janelas não precisam ser iguais

Por ser o conjunto de cores da fachada o que importa no final, não é essencial que as portas tenham a mesma cor das janelas. A porta da entrada pode ficar mais destacada, com as janelas na cor das paredes, ou então todas as portas podem ter uma cor e as janelas uma outra cor, por exemplo. Não existem regras nesse sentido, contanto que no final tudo esteja equilibrado.

cor da fachada

E para ter esse equilíbrio com portas de cor diferente das janelas, ou a porta de entrada diferente da cor da porta da garagem, basta que existam outros elementos na fachada com essas mesmas cores. Assim cada porta ou janela se integra ao conjunto, mesmo sem serem iguais entre si. (Ver também: “Fachadas com Portas em Cor Diferente das Janelas“)

  • O entorno também interfere na cor da fachada

Quando se fala em conjunto, as construções em volta da casa também estão inclusas. Não é preciso que as cores da fachada  sejam parecidas com as cores usadas nas casas em volta. Mas é interessante que as cores se complementem ou se contrastem, para que combinem entre si de certa forma.

cor da fachada

Então podem ser usadas cores iguais, formando um conjunto mais homogêneo, ou então a fachada pode ficar destacada com cores bem diferentes porém que não briguem com as cores vizinhas. Uma fachada em tom rosa não funciona bem ao lado de uma casa laranja, por exemplo, já que são cores parecidas demais mas diferentes o suficiente para não combinar. Veja aqui quais cores combinam ou não entre si.

cor da fachada

  • Alguns materiais exigem mais manutenção na fachada

Na hora de escolher as cores da fachada, entra em questão também qual o material utilizar. Nas portas e janelas existem opções de materiais como madeira, PVC, alumínio. Já as paredes podem ser revestidas com pintura, texturas, cerâmicas, pedras, ou tantas outras. E para decidir qual a melhor opção, não basta pensar só na cor. É importante também lembrar que a fachada é um local que recebe vento e chuva constantemente, sendo portanto um local que precisa de muita manutenção.

cor da fachada

Se a intenção for reduzir a necessidade de cuidados necessários, ou se o local ficar em locais de maior impacto na fachada, como regiões litorâneas ou muito quentes, os materiais precisam ser pensados de acordo. Em portas e janelas, o alumínio, o PVC requerem menos cuidado do que a madeira, que já é melhor para reter o calor, por exemplo. Nas paredes, as tintas para área externa precisam ser especiais para esse uso, como as tintas acrílicas por exemplo. Algumas podem inclusive refletir a luz do sol, reduzindo a temperatura interna. São as chamas tintas térmicas.

cor da fachada

  • A cor do muro em relação à cor da casa

O muro ou portão não precisa ter exatamente a mesma cor da casa. Mas para não ficar totalmente desconectado ele precisa ter algo a ver com a casa.

cor da fachada

Isso pode ser feito usando a mesma cor em tom mais claro ou mais escuro, ou então usando uma das cores presentes na fachada, como a cor das janelas, das portas ou até mesmo do piso. Mais uma vez, o que importa é a harmonia do conjunto. (Ver também: “Como Misturar Cores de Maneira Equilibrada“).

cor da fachada

Vídeo com ideias de cores para a fachada

Veja no vídeo abaixo um resumo das dicas desse post junto com mais de 30 imagens de fachadas com cores diferentes, para se inspirar:

Cursos e e-books que você pode gostar:
Veja também:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *