EXISTE DECORAÇÃO MASCULINA OU FEMININA?

É comum que se escute falar em decoração masculina ou decoração feminina. Mas afinal, qual a diferença entre um e outro? E tem algo a ver com homens ou mulheres?

Decoração independente de gêneros

Existe realmente uma diferença entre o que se costuma chamar de decoração masculina e decoração feminina. Mas isso não tem nada a ver com gênero, na verdade.

As definições de “masculina” e “feminina” servem apenas para diferenciar dois tipos de decoração. E cada um desses tipos não tem a ver diretamente com homens ou mulheres. Nem com a sua orientação sexual. Por isso tanto a decoração masculina como a feminina podem ser feitas para homens ou mulheres. Depende apenas do gosto de cada um em relação à decoração.

Pode inclusive acontecer do gosto de uma pessoa ser uma mistura dos dois estilos. Isso porque temos as duas polaridades dentro de nós, e elas podem se manifestar em maior ou menor grau na nossa personalidade, e também em nossas preferências decorativas. E cada polaridade não tem a ver com gênero biológico. Tem a ver só com as características predominantes em cada um.

Diferenças entre decoração masculina e feminina

O que se costuma chamar de decoração masculina é aquela que é mais sóbria e imponente. Já a decoração feminina costuma designar um aspecto mais suave e delicado.

Para que a decoração fique mais sóbria e imponente, ou seja, tipicamente masculina, são usadas cores mais secas ou escuras, como cinza ou preto por exemplo. Além disso, as linhas são mais retas e existem poucos detalhes. Já a decoração feminina é caracterizada por um rebuscamento maior, com atenção aos detalhes, além do uso de cores mais claras e suaves.

decoração masculina
Decoração masculina.

Estampas geométricas e materiais mais frios e high tech, como aço inox, por exemplo, são associados ao tipo de decoração masculina. Elementos brutos, como tubulação aparente ou o concreto rústico também se encaixam mais com o perfil masculino de decoração. Por outro lado, a decoração feminina se caracteriza por estampas florais, formas arredondadas e fluidas, além de tecidos e materiais leves.

decoração feminina
Decoração feminina.

Decoração masculina e feminina misturadas

Não é preciso, então, que a decoração seja totalmente masculina ou feminina. Assim como é possível misturar o rústico e o moderno, o novo e o antigo. o industrial e o natural, e assim por diante, também é possível misturar o estilo masculino com o estilo feminino de decoração. Tudo tem a ver apenas com o efeito que se pretende que a ambientação tenha em cada caso. Não existem regras nesse sentido, mas é importante saber qual sensação e efeito visual cada tipo de forma, cor ou material tende a gerar. (Veja mais sobre os efeitos dos materiais na decoração.)

Cursos e e-books que você pode gostar:

Veja também:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *