O QUE É UM SIFÃO DE LAVATÓRIO E QUAL TIPO ESCOLHER

O sifão é a peça que fica embaixo da cuba, ligando o ralo ao ponto de esgoto na parede. Ele permite que a água da pia escoe, por isso não existe pia sem ele. Mas existem vários tipos de sifões:

Sifão rígido

sifões
Clique aqui para ver na loja.

A versão mais convencional do sifão é o modelo em metal, que é rígido. Ele é um tubo que desce em linha reta a partir do ralo, e então, quando chega na altura do ponto de esgoto na parede, tem um segundo tubo que vai até esse ponto. Por isso ele precisa de um tamanho quase exato entre o ralo e o ponto da parede. existe uma pequena regulagem na peça, mas não dá para mudar muito essa medida, que é o próprio tamanho do sifão. (Veja as medidas dos banheiros aqui).

Sifão flexível

sifão flexível
Clique aqui para ver na loja.

O sifão flexível é a opção mais econômica, pois é feita de plástico. O seu nome vem do fato de ser um tubo flexível, como se fosse uma sanfona. E sua vantagem sobre o sifão rígido é que ele pode ser usado em situações com medidas menores ou maiores do que as exigidas normalmente. É a única opção possível, por exemplo, no caso de bancadas muito estreitas, que ficam com a cuba quase grudada na parede. O sifão flexível é sempre plástico, mas pode ser branco ou então ter acabamento cromado, para ficar visualmente parecido com o resto dos metais. Essa segunda opção é melhor para casos em que o sifão fique aparente.

Sifão oculto

sifão oculto
Imagem: Interbagno

O sifão oculto não é realmente oculto, mas fica mais discreto do que os outros dois tipos. Isso porque ele fica rente à bancada, desde o ralo até a parede. E então desce rente à parede até o ponto de esgoto. Tirando essa forma diferente, ele é parecido com o sifão rígido, porque também é de metal e precisa de medidas específicas. Mas além de ficar mais discreto, pois não é visto tão facilmente ao olhar de frente para a pia, ele também libera o espaço abaixo da bancada. Assim fica melhor para armazenar objetos no armário, se tiver. Então é também uma boa opção para espaços pequenos, contanto que a cuba e o ponto de esgoto possam ficar na medida correta para seu encaixe. (Ver também: Tipos de Cubas” e “Banheiro com Bancada Estreita” ou “Cubas de Parede para Banheiros Pequenos“)

Clique aqui para ver todos os sifões na loja.

Cursos e e-books que você pode gostar:

Veja também:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *