O QUE PODE GERAR UMIDADE NA PAREDE PERTO DO RODAPÉ

A umidade na parede perto do rodapé, ou seja, na parte baixa da parede de uma construção, pode ser causada por várias razões. Aqui estão algumas das causas mais comuns:

Infiltração de água pelo solo

Uma das causas mais comuns de umidade no rodapé é a infiltração de água proveniente do solo, devido a problemas de drenagem ao redor da fundação da construção. Isso pode ocorrer devido a falhas no sistema de drenagem, como falta de declive adequado ou obstruções nos sistemas de drenagem, que causam acúmulo de água em contato com a construção, ou então impermeabilização inadequada da fundação, que permite que a umidade do solo penetre nas paredes por baixo. Esse segundo caso é chamado de infiltração por “capilaridade”. E o problemas de drenagem e de impermeabilização podem inclusive acontecer ao mesmo tempo, em construções mal feitas, aumentando ainda mais a umidade.

umidade na parede

Paredes em contato com o solo

Pode ser que a construção não tenha umidade do solo penetrando por baixo dela, pela fundação, mas esteja em contato direto com o solo em um dos lados. Isso acontece quando se afunda uma parte da construção no terreno, por exemplo, e olhando pelo lado de fora o solo está mais alto. Nesse caso pode aparecer umidade na parede nessa área, se ela não estiver muito bem impermeabilizada.

parede em contato com o solo

Vazamentos de encanamento

Vazamentos nas tubulações de água ou esgoto embutidas nas paredes ou no piso podem resultar em umidade na parede perto do rodapé. É importante nesse caso inspecionar as instalações hidráulicas para detectar vazamentos e fazer os reparos necessários. Mas essa opção obviamente só pode ser a explicação da umidade em paredes por onde passem os canos, então dá para descartar essa possibilidade em alguns casos.

Umidade na parede por condensação

Em ambientes com alta umidade do ar pode ocorrer condensação nas superfícies frias, como as paredes internas próximas ao rodapé. Isso é mais comum em áreas como banheiros e cozinhas, onde a umidade é bem mais alta por conta do vapor e as paredes costumam ficar em contato com a água nas partes mais baixas, como dentro do box por exemplo.

umidade na parede perto do rodapé

Umidade por falta de ventilação

A falta de ventilação adequada em espaços internos pode resultar em acúmulo de umidade na parede, levando ao aparecimento de mofo e bolor no rodapé e em outras áreas próximas. Mas nesse caso a umidade não fica restrita à parte baixa das paredes.

Piso poroso

Se o piso da construção for poroso ou não estiver devidamente selado, a umidade do solo pode migrar para cima, afetando o rodapé e as áreas adjacentes. Para identificar se esse é o caso, basta ver se o piso em si também está bastante úmido, e não só as paredes. Em pisos com rejunte, por exemplo, essa umidade fica bem visível, porque o rejunte fica embolorado.

Para resolver problemas de umidade no rodapé, é importante identificar a causa raiz do problema e tomar medidas corretivas adequadas. Isso pode envolver desde soluções simples, como aumento da ventilação do ambiente e redução da umidade do ar, por exemplo, até soluções mais complicadas como reparos na impermeabilização da fundação, instalação de sistemas de drenagem adequados, conserto de vazamentos de encanamento, e selagem adequada de pisos e paredes.

Mais dicas sobre umidade

Veja também mais algumas dicas sobre umidade nos ambientes aqui do site:

Ajude o site

Veja também:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *