ONDE COLOCAR O AR-CONDICIONADO NO AMBIENTE

Veja algumas dicas para escolher a melhor posição do aparelho de ar-condicionado dentro dos ambientes.

Tipos de ar-condicionado

Entre os tipos de ar-condicionado existentes, o que mais se usa nas casas e apartamentos atualmente é o split. Ele é aquele que fica na parede, saltado para o lado de dentro do ambiente. E é sobre a melhor posição desse tipo de ar-condicionado que esse texto irá falar.

Os outros tipos têm posições pré-determinadas, como o ar-condicionado de janela, que fica na parede abaixo da janela, ou o ar-condicionado central, que tem saídas espalhadas no forro. O ar-condicionado portátil precisa ficar perto da janela ou de algum buraco que seja feito na parede, para colocar o duto de saída da água. Saiba mais sobre os tipos de ar-condicionado aqui.

A melhor posição do ar-condicionado na parede

Para melhor funcionamento, a melhor posição do ar-condicionado é idealmente no centro de uma das parede ou do ambiente. Assim o ar se espalha melhor e de maneira mais regular. Se ele ficar no canto, ainda pode funcionar, contanto que as pás de direcionamento fiquem fixas e voltadas para o meio do ambiente. Mas nesse caso o aparelho a função de mobilidade das pás é perdida, e com isso o ar se espalha de um jeito um pouco menos homogêneo.

Como integrar o ar-condicionado à decoração

Se o aparelho de ar-condicionado ficar perdido na parede, sem conexão com outros elementos, ele acaba chamando muita atenção. Por isso é melhor fazer com que ele faça parte do conjunto, para ficar mais discreto. Isso pode ser feito colocando painéis, quadros, prateleiras ou móveis altos logo abaixo do aparelho. Ele também pode ficar alinhado com alguma porta, ou no centro de alguma parede mais estreita. Assim ele não fica mais como uma peça solta e sem sentido no meio de uma parede muito grande.

Posição do ar-condicionado em relação à condensadora

O ar-condicionado split tem sempre que ficar ligado a uma condensadora. Ela é uma máquina que faz a ventilação do sistema, e por isso precisa ficar em algum ambiente externo, como uma varanda ou quintal. (Veja aqui algumas ideias para esconder a condensadora).

Sendo assim, vai sempre existir uma tubulação por dentro da parede da máquina externa até o aparelho interno, chamado de “evaporador”. Além disso, existe também a necessidade de um cano ou mangueira do aparelho até algum ponto externo, para escorrer a água. Esse escoamento é conhecido como “dreno” do ar-condicionado. Por isso quanto mais próximo da área externa e da condensadora o evaporador estiver, melhor. Assim a quantidade de recortes e tubulações é menor.

Mas ele pode ainda ficar no centro da parede, pois a tubulação ter que percorrer um caminho reto não é um grande problema. O que realmente pode gerar dificuldades é ter que fazer curvas com essa tubulação. Isso porque no canto dos ambientes podem existir pilares, e nesse caso os canos precisam passar por fora. E para esconder, é preciso fazer um fechamento com gesso ou com o mobiliário, gerando mais custos e mão-de obra.

Cursos e e-books que você pode gostar:
Veja também:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *