PENDENTES NO AMBIENTE ALTO OU SOBRE MESAS EXTENSÍVEIS

Existem algumas dicas aqui no site para definir a altura e o tamanho ideais para o lustre pendente. Mas existem situações específicas que precisam de alguns cuidados a mais.

Essas situações são: Quando a sala tem pé direito alto ou a mesa sob o pendente tiver tamanhos diferentes em cada momento (mesa extensível).

Veja então algumas dicas úteis nesse caso na hora de escolher ou posicionar o lustre pendente:

Pendentes no ambiente alto

Os ambientes com pé direito alto pedem lustres maiores. Assim ele fica proporcional no ambiente, ou seja, sem sumir no espaço. E também não deve ficar nem alto nem baixo demais, para valorizar a altura ao invés de fazer com que ela pareça exagerada.

pendentes no ambiente alto
Altura ideal dos pendentes no ambiente alto

A altura ideal, seja de um único lustre ou de vários alinhados, é normalmente a metade do pé-direito, do piso ao teto, caso o pendente esteja sobre uma mesa. Ou seja, se a altura do ambiente for de 4,20m, por exemplo, a altura ideal do lustre seria de 2,10m. E no caso de uma composição de lustres em várias alturas, o que conta é o centro da composição. Mas sempre tomando o cuidado de não deixar as luminárias na passagem, obviamente. Se a peça for muito grande, ela precisa ficar um pouco mais alta.

altura do pendente no ambiente alto
Ambientes pequenos e altos

Se o ambiente for alto mas ao mesmo tempo estreito, ou então a mesa sobre a qual ele ficará for pequena, a luminária pendente não pode ser muito grande, para não ficar desproporcional no outro sentido. Nesse caso a solução é verticalizar o lustre, usando peças com formato vertical ou então com várias peças pequenas em alturas diferentes, criando uma composição também vertical. Assim o destaque fica na altura do ambiente, que fica bem valorizado, mas sem pesar o visual com peças muito largas.

Quantos lustres usar no ambiente alto

O ambiente alto tende a fazer com que os lustres usados sejam maiores, e em muitos casos com forma verticalizada. Mas é possível ter tamanhos maiores ou formas verticais, por exemplo, tanto com uma peça única quanto com várias. A diferença é que a composição de peças dá mais possibilidades nesse sentido, então tende a ser mais fácil. E também existem diferenças em relação ao efeito das duas, que tende a ser mais leve na composição e mais limpo com a peça única. Veja aqui mais dicas sobre usar um único lustre ou vários criando uma composição.

Pendentes com mesa extensível

O lustre sobre a mesa extensível deve, idealmente, ter um tamanho que combine com as duas versões da mesa, a maior e a menor. Então o truque, nesse caso, é imaginar uma mesa de tamanho intermediário e ver qual tamanho de lustre ficaria proporcional. Ou seja, se a mesa tiver 1,80m de comprimento que se transformam em 2,20m, o ideal é escolher lustres que fiquem bem com uma mesa de 2 metros de comprimento. E colocá-los na posição que seria equivalente a esse tamanho médio. (Veja nesse post aqui qual é a posição ideal em relação ao comprimento da mesa).

Ajude o site

Veja também:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *