PISCINA PODE REDUZIR O CALOR DOS AMBIENTES

A piscina pode ajudar a reduzir o calor dos ambientes, dependendo de onde estiver.

Ela não precisa ter nada de especial no seu funcionamento, precisa apenas ter água. Isso porque a água é o que reduz a temperatura dos ambientes, por ser mais fria do que o ar.

Mesmo em aparelhos como a climatizadora, por exemplo, é a água que atua O aparelho joga água no ar, fazendo com que ele fique mais úmido. E assim ele fica mais fresco, pela evaporação da água. (Veja aqui a diferença entre a climatizadora e o ar condicionado).

Como a piscina pode reduzir o calor dos ambientes

Então uma piscina integrada ao ambiente pode deixá-lo menos quente. Mas isso só pode acontecer basicamente de três formas:

Pela evaporação da água da piscina dentro do ambiente

Reduzir o calor dos ambientes pela evaporação da água é possível quando a água fica dentro do ambiente. Ou pelo menos muito próxima a ele. Então ela pode ter uma parte dentro do ambiente, ficar toda dentro dele ou então ficar pelo menos encostada em uma abertura. Como acontece nas casas flutuantes, por exemplo. Veja então alguns exemplos de piscina integrada à casa, ou veja uma casa flutuante.

Com a piscina na cobertura

Se a piscina ficar na cobertura, ela funciona como uma espécie de isolante térmico, já que a luz do sol precisa passar por ela para entrar nos ambientes. E com isso o calor que entra é reduzido.

Com a piscina como parede do ambiente

A ideia da piscina como parede é a mesma da piscina na cobertura, pois ela funciona como isolante térmico na parede, ao invés da cobertura. Mas nesse caso o efeito de redução da temperatura pode ser menor, caso o ambiente ainda receba muita luz do sol no teto ou em outras paredes, por exemplo.

Ajude o site

Veja também:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *