Torneira de Parede ou de Bancada-Qual Usar

Tanto na cozinha como no banheiro pode ser usada a torneira de parede ou a torneira de bancada. Veja as principais diferenças entre elas, para saber qual usar.

Diferenças entre a torneira de parede e a torneira de bancada

A principal diferença entre a torneira de parede e a de bancada é o local da sua instalação, como diz o nome. A torneira de parede fica presa diretamente no ponto de água da parede. Já a torneira de mesa fica apoiada na bancada, com pequenas mangueiras ligadas ao ponto de água da parede.

Altura dos pontos na parede

Para instalar uma torneira de parede, os pontos de água devem ser mais altos. Isso porque a torneira de bancada fica com as mangueiras ligadas ao ponto sob a bancada, mas a de parede precisa que a água saia direto onde ela será instalada. O ponto de saída do esgoto sempre fica baixo, nas duas situações.

A altura exata desses pontos depende do modelo de torneira escolhido. No caso da torneira de bancada, basta que o ponto não fique tão afastado que as mangueiras não alcancem a torneira. Mas para a torneira de parede, é preciso ver onde ficará o ponto de saída da água. Em alguns modelos a saída da água é mais alta do que o local de fixação e em outros é alinhado ou até mais baixo. No final, é preciso que a altura de saída da água na torneira fique pelo menos 10 ou 15 cm acima da cuba, permitindo o movimento livre das mãos. (Ver também: “Medidas Ideais no Banheiro“).

Substituindo a torneira de bancada pela de parede

Se os pontos já estiverem na parede na posição mais baixa e a intenção for usar uma torneira de parede, é preciso quebrar a parede e subir os canos até o ponto mais alto. Mas se for preciso manter o revestimento existente e não for possível completar a parte retirada com o mesmo material, o rasgo na parede pode ser coberto pelo frontão da pia. Basta que ele seja bem alto, chegando até a altura da torneira.

Manutenção

A torneira de parede tem uma vantagem em relação à manutenção. A vantagem é que ela não se molha tanto como a torneira de mesa, portanto sua base não fica tão suja, acumulando umidade. E pode parecer que o fato de ficar presa na parede dificulta a manutenção em caso de vazamento. Porém os canos até a saída de água precisam existir de qualquer forma, tanto nas torneiras de parede quanto nas de bancada. A diferença é só que na torneira de bancada existem também as mangueiras externas. Mas elas inclusive podem ser um local a mais para apresentar eventuais vazamentos.

Facilidade de instalação

Se por um lado a manutenção das torneiras de parede pode ser um pouco mais fácil, sua instalação pode ser um pouco mais difícil. Mas isso só se for preciso instalar a torneira em um espelho, por exemplo, que precisaria ser recortado. Ou, então, se o ponto existente for mais baixo, feito para o uso da torneira de bancada.

Comprar torneira de parede

Clique aqui para ver torneiras de parede para cozinha na loja, ou aqui para torneiras de parede para banheiro.

Clique para ver torneiras de parede na loja.

Comprar torneira de bancada

Clique aqui para ver torneiras de mesa para cozinha na loja, ou aqui para torneiras de mesa para banheiro.

Clique para ver torneiras de mesa na loja.

Cursos e e-books que você pode gostar:

Veja também:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *