Cozinha Pequena com Ilha

Embora seja mais fácil colocar uma ilha em cozinhas maiores, também é possível fazer uma cozinha pequena com ilha. (Ver também: “Cozinhas com Ilha – Dicas da Arquiteta“)

Dicas para a cozinha pequena com ilha

Para ter uma cozinha pequena com ilha é preciso tomar alguns cuidados e usar alguns truques:

Tamanho da ilha na cozinha pequena

Se a cozinha for pequena, é muito provável que a ilha não possa ter o formato convencional. Ou seja, pode ser que ela tenha que ficar perpendicular ao balcão da parede, ou então pode ser que ela tenha que ser quadrada. De qualquer forma, o importante é tentar aproveitar ao máximo o espaço, adaptando a forma e a posição da ilha. O objetivo é que ela fique do maior tamanho possível sem atrapalhar a passagem, que deve ser de cerca de 70 ou 80cm, pelo menos.

Visual da ilha de cozinha

Se a cozinha com ilha for pequena mas tiver espaço nos outros balcões para tudo que é preciso, pode ser interessante deixar a ilha com espaço vazio na parte de baixo, apenas para colocar banquetas. Assim a ilha fica com visual leve, criando então sensação de espaço na cozinha.

cozinha pequena com ilha

Ilha multifuncional

Outra possibilidade é usar uma ilha multifuncional, que pode ser feita sob medida ou comprada pronta. Essa solução aproveita o espaço da ilha de várias formas, deixando assim o restante da cozinha um pouco mais livre. Com isso o ambiente também parece mais amplo e agradável. Veja vários exemplos de ilha multifuncional para a cozinha aqui.


Ilha de cozinha pequena com cooktop, armários e fruteira – Veja na loja.

Ilha com pia ou cooktop

Mesmo se não tiver várias funções ao mesmo tempo, a ilha da cozinha pequena pode ter pelo menos uma pia ou um cooktop. Mas para fazer isso, é preciso que exista todo um preparo no local, como uma saída de água para a pia ou então gás para o cooktop, por exemplo. E se a ilha for muito pequena, pode ser que não fique legal colocar uma coifa sobre ela. A coifa deve ser sempre menor do que a ilha, para não ficar desproporcional e para evitar de bater a cabeça. Veja aqui mais dicas para escolher entre uma pia ou um cooktop na ilha da cozinha.

Ilha de cozinha com rodízio

Em uma cozinha pequena, pode ser também interessante que a ilha tenha rodízio. Assim a cozinha fica mais versátil, pois a ilha pode ser retirada ou deslocada quando preciso. Um exemplo de situação em que isso pode ser necessário é quando a cozinha for usada por várias pessoas ao mesmo tempo. Nesse caso é melhor que o meio do ambiente fique livre, para que todos possam se deslocar mais facilmente.

Cursos e e-books que você pode gostar:

Veja também:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *