pisos drenantes ou permeáveis

PISOS DRENANTES OU PERMEÁVEIS

Os pisos drenantes ou permeáveis são aqueles que permitem a passagem da água. Ao invés de formarem uma barreira que faz a água das chuvas escorrer, precisando ir para o esgoto, os pisos drenantes permitem que ela escoe diretamente para o solo.

Vantagens dos pisos drenantes

Isso traz várias vantagens para o uso em áreas externas, seja de um local privado ou público. Ao permitir a passagem da água, esses pisos evitam o sobrecarregamento dos esgotos, portanto a chance de entupimento dos ralos é menor.

Eles são então ótimas opções para locais que precisam manter uma área permeável, como inclusive é exigido pela prefeitura para aprovar os projetos. O piso se mantém permeável, como se estivesse direto no solo, porém sem os inconvenientes gerados pela lama, por exemplo.

Outra situação em que os pisos drenantes podem ser muito úteis é ao redor de árvores. A raiz da árvore precisa de água para continuar viva. Quando a árvore fica em um canteiro pequeno e é cercada por pisos impermeáveis, ela pode eventualmente cair, já que sua raiz não se desenvolve completamente. (Ver também: “Tamanho Ideal do Canteiro de Árvore“). Por isso o piso drenante é uma boa solução para o piso em volta do canteiro.

Tipos de pisos drenantes

Veja alguns exemplos de pisos drenantes ou permeáveis:

– Piso cimentício drenante

pisos drenantes cimentícios
Imagem: Ecoverde

Os pisos drenantes cimentícios são totalmente permeáveis e também bastante porosos, o que os deixa antiderrapantes. Por isso são bons para serem instalados em locais que se molham bastante, como ao redor de piscinas, ou em vias de pedestres. Mas alguns deles também podem ser usados em estacionamentos, pois suportam bastante peso. Eles são feitos em concreto, que é a mistura de cimento e agregados, por isso têm esse nome.

– Piso intertravado

piso intertravado
Imagem: Ecoverde

O piso intertravado também é feito em concreto, mas o escoamento da água nesse caso é feito pelas juntas entre as peças. Pode ser usado em áreas de circulação de pedestres ou estacionamentos. É preciso apenas tomar o cuidado de usar as peças de medidas maiores se for usá-las para suportar o tráfego de veículos.

– Piso grama

pisos drenantes
Imagem: Ecoverde

O piso grama é uma mistura de piso com áreas vazadas permeáveis, preenchidas apenas por grama. É uma forma de ter uma área gramada mais regular, onde seja mais fácil de circular com calçados, ou então para pavimentar estacionamentos. A presença do gramado oferece não só permeabilidade, mas também a redução do calor, deixando os espaços mais agradáveis. As peças podem ser facilmente retiradas de cima do gramado e usadas em outro local, se preciso.

– Deck modular

pisos permeáveis - deck madeira plástica
Imagem: Ecopex

O deck modular pode ser de madeira ou de plástico com aparência de madeira. Ele é composto por pelas soltas, que podem ser conectadas umas às outras formando um piso contínuo ou dispostas com uma certa distância, formando caminhos no jardim. De ambas as formas ele fica permeável, pois as tábuas de cada módulo não são totalmente encostadas umas nas outras. O deck modular também pode ficar solto em algumas situações, podendo ser removido com facilidade. E só pode ser usado para circulação de pedestres, não de veículos. (Veja mais sobre o deck modular aqui).

Cursos e e-books que você pode gostar:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *