bancadas de vidro 1

BANCADAS DE VIDRO NA COZINHA

As bancadas de vidro são encontradas com frequência em banheiros, por seu visual leve e moderno. Mas o que nem todos sabem é que elas podem ser utilizadas também na cozinha, e não só como tampo de mesa, mas como bancada de trabalho.

Para isso, a sua espessura precisa ser um pouco maior do que um tampo de mesa simples. Mas essa é uma condição essencial para garantir a segurança, evitando que a bancada quebre com facilidade.

Vantagens da bancada de vidro na cozinha

Quando executada corretamente, a bancada de vidro é muito eficiente e higiênica, pois não tem porosidade, facilitando a limpeza e evitando o acúmulo de sujeira.

O vidro utilizado nas bancadas é resistente a altas temperaturas, e não risca com facilidade. Pequenos arranhões podem ocorrer, porém podem ser removidos com polimento.

bancadas de vidro 2Imagem: Newart Vidros

A possibilidade criativa é grande, sendo que o vidro pode ter diversas formas e acabamentos em termos de cor, além de permitir efeitos diferenciados, por ser um material translúcido. Pode existir uma luz que vem de dentro dos armários, por exemplo, ou então alguma camada entre o vidro e os armários, como um pequeno jardim de areia e pedras.

Tipo de vidro usado na bancada

Além de ser um material de aspecto leve, o vidro transparente é neutro, podendo se adaptar a diferentes estilos de decoração. Mas o tipo de vidro mais utilizado sobre os gabinetes são os coloridos ou brancos, que são menos translúcidos e por isso não deixam a estrutura do armário aparente.

bancadas de vidro 3Imagem: Newart Vidros

A espessura do vidro da bancada pode variar de 3 a 25mm, dependendo do tipo de fixação. Quanto maior o vão que o vidro tiver que suportar, maior deve ser a espessura, para que ele não quebre no meio. Além disso, espessuras maiores deixam o visual mais robusto.

Seja qual for a cor escolhida, o vidro da bancada tem que ser sempre um vidro de segurança, normalmente temperado, para não correr o risco de se quebrar formando pedaços pontiagudos. (Veja mais em “Tipos de Vidro“). E o ideal é que eles venham da vidraçaria com tratamento anti-manchas e anti-bactérias.

Imagens: Newart Vidros

Veja também:

7 opiniões sobre “BANCADAS DE VIDRO NA COZINHA”

  1. Olá,
    Estou apaixonada pela bancada de vidro, mas mora em uma cidade pequena e nenhuma das vidraçarias daqui tem experiência com esse tipo de pia.
    Como deve ser a fixação. O vidro pode ser simplesmente apoiado sobre o móvel ou deve ser feito um dente na parede?
    Há alguma cola que cole o vidro na parede de reboco?
    Como é feita a fixação das cubas? Em quase todas as fotos que eu vi as cubas são coladas embaixo da bancada, mas a vidraçaria não sabe como proceder…
    Como a rodabanca (frontispício) de vidro é fixado na parede?

    Desde já agradeço a ajuda.
    Obrigada.

    1. Olá, Roberta! O ideal para qualquer bancada é que ela seja fixada na parede, e não apenas apoiada sobre o móvel. A cuba e o frontão são colados com silicone especial, normalmente, mas existem também cubas de sobrepor, que ficam com a borda apoiada por cima da bancada, e também é possível prender o frontão com parafusos, mas isso é pouco usado por motivos estéticos, já que o parafuso fica aparente. Mas de qualquer forma, se na sua cidade não existir mão-de-obra especializada nisso, recomendo que não tente explicar como funciona, pois a instalação pode sair mal feita e ocasionar eventuais trincas no vidro, por exemplo. Se a pessoa não souber bem o que está fazendo, pode lhe dar mais problemas do que resultado. Abraços e boa sorte!

  2. Olá!
    Obrigada por compartilhar. Fiquei com algumas dúvidas: o vidro tem que ser de 8 mm espessura? Fica estranho aplicar acima do MDF?
    Por fim, quais os vidros utilizados nas imagens acima?
    Novamente agradeço!

    1. Olá, Kety! A espessura do vidro deve ser analisada em projeto pela vidraçaria, pois depende da fixação e do vão que ficará sem apoio. Pode ser até maior do que 8mm em alguns casos, chegando até a 25. Os vidros das imagens são temperados e coloridos, e por serem pouco translúcidos não ficam estranhos sobre o MDF. Espero ter ajudado. :) Abs e seja sempre bem-vinda.

  3. oi boa tarde. estou pensando em colocar na minha cozinha, na substituição da pedra, granito , marmore etc. que é muito caro, e nao gosto do acabamento grosso que fica.
    o meu medo é a vedação do tampo. não tem risco de infiltrar agua por baixo do vidro?
    o ideal é colocar por cima do mdf ou apenas o vidro ?

    1. Olá, Emily! As bancadas de vidro são feitas com peças de espessura e tipo específicos para bancadas, e não com vidros simples apoiados sobre os móveis. Portanto não ocorrem infiltrações, a não ser que o serviço não seja feito corretamente. Abs!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>