MEDIDAS IDEAIS DA COZINHA

Respeitar as medidas ideais na decoração da cozinha é importante para manter o conforto e a funcionalidade, seja na circulação ou no mobiliário.

Não são medidas rígidas, pois dependem normalmente de quem irá utilizar o espaço, que pode ser uma pessoa mais alta ou mais baixa. No caso de cozinhas usadas por pessoas com alturas muito diferentes ou em situações em que se queira manter alturas padronizadas, que agradem à maior quantidade de pessoas, podem ser usadas como referência as medidas intermediárias. (Ver também: “Dicas para Projetos de Cozinha“)

Medidas ideais da cozinha – Altura ideal da bancada

As bancadas de cozinha da área da pia ou de manuseio de alimentos devem ficar a uma altura em que os braços fiquem dobrados ao utilizá-la, mas não tão altas que façam com que os ombros fiquem levantados. As bancadas mais altas, usadas como divisão entre os ambientes ou como bar, podem ter entre 1,05 e 1,10m. (Ver também: “Altura das Bancadas“)

medidas ideais da cozinha-kappesberg-mb
Clique para ver armários de cozinha na loja.

Distância entre o armário superior e o inferior

A medida mínima a ser deixada entre a bancada e o armário suspenso é de 40cm, mas sempre considerando se a altura do armário superior não irá atrapalhar os movimentos ou ficar diretamente na altura da cabeça das pessoas, quase como uma armadilha. E se o armário superior estiver nessa altura mínima de distância, é interessante usar profundidades pequenas.

Também é importante não deixar o armário superior tão alto que fique muito difícil de ser alcançado. Uma altura confortável para pessoas de estatura mediana é de cerca de 1,50m entre o chão e a base do armário.

medidas ideais na cozinha - glamy mbClique para ver armários de cozinha na loja.

Medidas ideais na cozinha – Profundidade dos armários

Os armários superiores precisam sempre ficar recuados em relação à frente da bancada, para não impedir o acesso e manuseio dos alimentos na parte de baixo, já que o corpo fica naturalmente e levemente inclinado sobre a bancada ao utilizá-la. Além disso, se eles forem muito profundos a parte de trás deles mesmos fica difícil de ser alcançada. O ideal portanto é que eles sejam pelo menos 20cm menores do que os armários inferiores, que normalmente têm 60 ou 65cm de profundidade.

Medidas ideais de circulação na cozinha

A menor medida de circulação considerada viável, no geral, é de 60cm. Mas na cozinha essa medida precisa ser maior, devido à existência de portas de armários e gavetas em quase todos os locais. Na frente da geladeira ou de fornos, que costumam ter portas maiores, a medida de circulação deve subir para pelo menos 90cm, e se houver utensílios e armários dos dois lados da passagem, o ideal é que sejam deixados pelo menos 1,10m, para que seja possível utilizar os armários e ainda deixar um espaço livre para a passagem.

medidas ideais da cozinhaClique para ver armários de cozinha na loja.

Altura da coifa ou depurador

A coifa ou depurador precisa ficar perto o suficiente do fogão ou cooktop para que a fumaça seja absorvida corretamente, mas também afastada o suficiente para não atrapalhar o uso do fogão. Essa medida seria algo entre 70 e 80cm de distância.

Cursos e e-books que você pode gostar:
Veja também:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *