CASA TÉRREA E AREJADA NO TERRENO PLANO

O projeto dessa casa térrea foi feito para ser construído em uma cidade muito quente. Por isso teve como principal foco privilegiar a ventilação, para ficar bem arejada.

Medidas do terreno

Terreno plano tem 12 metros de largura e 30 metros de profundidade. Portanto a área total é de 360 metros quadrados.

A casa térrea tem:

    • Garagem coberta para dois carros
    • Sala e cozinha integradas
    • Lavanderia ampla
    • Dois quartos, sendo 1 suíte
    • Banheiro social
    • Varandas

planta casa térrea arejadaPlanta da casa térrea – Clique para ver a imagem ampliada.

A área fechada da casa, sem garagem, varanda e projeções dos beirais do telhado é de 73m². Já ao somar a projeção das coberturas, incluindo garagem e varandas, a área total da casa fica com 130m².

Amplo espaço externo

A casa foi posicionada no meio do terreno, deixando bastante espaço na parte da frente e nos fundos. Assim as árvores que existiam ali puderam ser preservadas, mesmo sendo do tipo que tem folhas que caem. Devido à distância entre as árvores e a casa, as folhas não caem no telhado. (Saiba mais sobre os cuidados a serem tomados ao construir perto de árvores). Além disso, o espaço deixado na frente permite que sejam estacionados mais dois carros em vagas descobertas, se preciso.

Casa bem iluminada e ventilada

Uma das principais preocupações do projeto era deixar a casa bem arejada, para ficar agradável mesmo em uma cidade muito quente. Então a iluminação é garantida pela presença de grandes aberturas em todos os ambientes, até no banheiro. Essas aberturas ficam protegidas do excesso de luz solar através das varandas. E os jardins descobertos e fechados nas laterais garantem uma boa iluminação e ventilação sem perder a privacidade. O jardim da sala favorece ainda mais a ventilação natural, criando um caminho de entrada e de saída para o vento, a chamada “ventilação cruzada”. (Saiba mais sobre ventilação natural aqui).

projeto casa térrea arejada

Proteção em relação aos barulhos dos vizinhos

As aberturas foram posicionadas em vários lados da casa, para receber luz do sol em vários horários e também para melhorar a ventilação. Mas em uma das laterais não foram feitas janelas nem portas, para evitar o contato com o barulho de uma marcenaria existente. Esse contato ficou ainda menor nos quartos que foram posicionados na lateral oposta, com jardins privativos fechados nas laterais.

projeto casa térrea arejada

Lavanderia ampla e versátil

A lavanderia ficou bastante ampla, pois era preciso acomodar uma mesa de costura com dois metros de largura. E para ficar mais versátil, ela ganhou acesso pela parte interna da casa e também pela externa. Assim é possível também receber clientes de costura sem que eles tenham que passar por dentro da casa.

Áreas molhadas concentradas

Os gastos com tubulação de hidráulica foram reduzidos através da proximidade das áreas molhadas. Por isso os dois banheiros compartilham a mesma parede hidráulica, com a caixa d’água logo acima, embutida no telhado. Já a cozinha e a lavanderia ficam alinhadas na mesma parede, como os pontos bem próximos uns dos outros.

projeto casa térrea arejada

Mais economia na construção

Outras características do projeto que deixam a construção mais barata são a forma simples do telhado, sem muitos recortes, e também a integração entre os ambientes e a circulação facilitada. (Ver também “Como Economizar na Construção Sem Perder Qualidade“).

Equilíbrio entre metal e madeira

A cobertura recebeu telhas do tipo “sanduíche”, que são basicamente duas camadas de telhas metálicas com material isolante entre elas. Assim a casa fica mais protegida do calor e do excesso de ruídos. Mas para compensar a frieza do metal, foi usada madeira na estrutura aparente e nos caixilhos, criando sensação mais aconchegante.

Vídeo da casa térrea e arejada

Veja no vídeo abaixo um vídeo com tour pela parte externa da casa, além de uma breve explicação do projeto:

Quer o projeto com medidas?

Você pode adquirir os desenhos detalhados desse projeto. Os arquivos recebidos ao adquirir o projeto são:

  • Imagens 3D externas (formato jpg)
  • Plantas de layout (formato pdf e dwg)
  • Plantas com medidas (formato pdf e dwg)
  • Implantação (formato pdf e dwg)
  • Planta de cobertura (formato pdf e dwg)
  • Cortes (formato pdf e dwg)
  • Elevações (formato pdf e dwg)

O formato pdf serve para visualização, e o dwg pode ser editado no AutoCad (2013 ou superior). Todos esses arquivos são enviados para o seu e-mail automaticamente após a compra.

O pagamento pode ser feito através de boleto ou cartão, e o valor é de apenas R$120,00 à vista, ou parcelado em até 12 vezes.

Projeto e imagens: Arq. Fernanda DG
Veja mais projetos de casa no terreno plano.

Cursos e e-books que você pode gostar:

Veja também:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *