CONDOMÍNIO DE MINI CASAS DE 19m²

O projeto desse condomínio de mini casas aproveita a área do terreno ao máximo. Mas mesmo assim todas as mini casas são térreas e têm um quintal privativo.

São ao todo 4 mini casas, cada uma com 19 metros quadrados de área coberta.

projeto de condomínio de mini casas

Medidas do terreno do condomínio de mini casas

O condomínio de mini casas foi projetado para um terreno plano de 250 metros quadrados, sendo 10 metros de largura e 25 de comprimento.

A área comum do condomínio de mini casas

Cada mini casa tem uma vaga de carro, que fica logo na frente do terreno. Por isso, ao passar da garagem, existe só uma circulação de pedestres, para onde estão voltadas as portas das mini casas. Nenhuma janela fica voltada para esse corredor garantindo a privacidade dos moradores. E no fundo do terreno, ao final desse caminho, fica uma área com bancos, a única área de convívio comum do condomínio.

Sendo assim, as áreas comuns ficam bem fáceis de limpar e manter. E cada casa cuida do seu próprio quntal, dispensando então grandes gastos com manutenção.

O que cada mini casa tem

Cada mini casa do condomínio tem 19 metros quadrados de área coberta. Nesse espaço ficam um banheiro, e um outro ambiente todo integrado, que abriga as funções de cozinha, closet e quarto.

projeto de mini casa 19m²
Ambientes integrados

O quarto é na verdade a área da cama, de frente para o móvel da TV. Então esse mesmo espaço pode ser uma sala, se for usado um sofá-cama.

projeto de mini casa

O guarda roupas tem portas de correr espelhadas, para ampliar o espaço, e as aberturas amplas garantem boa ventilação, além de contato direto com o quintal. Isso também aumenta a sensação de espaço, mesmo em um ambiente tão pequeno.

mini casa com quintal
Pequena como uma quitinete, mas com quintal

Cada quintal conta com uma pequena piscina, que na verdade é quase um espelho d’água. Essa piscina é bem rasa em uma parte, para refrescar enquanto se toma sol, e um pouco mais profunda na lateral, para nadar. Cada quintal tem cerca de 18 metros quadrados de área total. Ou seja, quase o mesmo tamanho da parte construída.

Banheiro com jardim

O banheiro conta também com uma área externa descoberta, que funciona como um jardim de inverno. Com isso a abertura do banheiro pode ser grande, gerando sensação ampla e ao mesmo tempo mantendo a privacidade. (Ver também: “Como fazer um Banheiro com Jardim“).

Cozinha compacta porém completa

Apesar de pequena, a cozinha conta com armários, bastante espaço de bancada, bancos, um frigobar, cuba grande e um cooktop elétrico. Sendo assim, com eletrodomésticos compactos, ela não ocupa muito espaço. Mas é eficiente para uma pessoa sozinha ou um casal.

condomínio de mini casas 19m

E o cooktop, além de ser pequeno, é também portátil. Por isso ele pode ser retirado quando não está em uso, liberando espaço da bancada.

Lavanderia embutida

E a máquina de lavar roupas é de parede, e fica escondida dentro do armário, como uma lavanderia embutida. (Ver também: “Lavanderias embutidas no armário“).

condomínio de mini casas

Vídeo do condomínio de mini casas

Veja no vídeo abaixo o condomínio térreo de mini casas, tanto por dentro quanto por fora:

Projeto e imagens: Arq. Fernanda DG. Veja também outros projetos de casa.

Cursos e e-books que você pode gostar:

Veja também:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *