MÓVEIS PARA A LAVANDERIA

Os móveis para a lavanderia precisam de algumas características específicas para deixarem o ambiente bem funcional.

O que a lavanderia precisa ter

As funções mais essenciais em uma lavanderia são:

  • Local para lavar as roupas, como tanques e lavadoras
  • Local para secar as roupas, como secadoras ou varais
  • Armários para guardar produtos e utensílios de limpeza
  • Local para colocar roupas a serem lavadas
  • Tábua de passar roupas
  • Se a quantidade de roupas a passar for grande, é interessante ter também um cabideiro para pendurar as roupas passadas

Confira algumas sugestões de móveis e equipamentos que atendem às funções necessárias na lavanderia:

  • Tanque avulso

O tanque avulso costuma funcionar melhor em lavanderias maiores ou que fiquem em áreas externas. Existem as versões em material plástico ou em fibra de vinil, que são mais baratas e mais leves, ou então os tanques de cerâmica, mas resistentes.

  • Tanque embutido no armário, para economizar espaço

móveis lavanderiaClique para ver móveis de lavanderia na loja.

Em lavanderias internas com pouco espaço, uma boa solução é usar tanques embutidos. Ele funciona como uma cuba de cozinha, que fica encaixada na bancada, e na parte de baixo fica o armário. A diferença para a pia da cozinha é que o tanque embutido tem a área para esfregar as roupas dentro da peça.

  • Máquina de lavar ou de lavar e secar as roupas

Se a lavanderia já tiver uma máquina de lavar roupas e for preciso adicionar uma secadora, pode ser comprado um aparelho a mais. Mas se ainda não existir nenhuma máquina e a intenção for ter uma secadora, o mais prático é ter uma máquina lava e seca. Com as funções de lavar e secar no mesmo equipamento, o espaço é economizado e o dinheiro também. Clique para ver lavadoras de roupa na loja.

  • Máquina de lavar roupas de parede

Alguns modelos de lavadora de roupas são bem compactos, para serem usados em pequenos espaços. Um exemplo é a lavadora de parede, que pode lavar ate 3 quilos de roupas e pode caber na lavanderia pequena ou até dentro do banheiro. Saiba mais sobre a lava-roupas de parede aqui.

  • Varal de teto, de piso ou de parede

O varal de roupas pode ser de vários tipos. A versão de teto é ideal para locais muito espaço e que tenham laje, ao invés de forro, pois apenas a laje aguenta o peso do varal. Os varais de parede são práticos porque podem ser facilmente recolhidos. E os varais de piso têm a vantagem de serem deslocados para onde quiser, já que não ficam fixos. Veja mais em “Tipos de varal e Quando Usar Cada Um“.

  • Armários com espaço para vassouras e aspirador de pó

móveis para lavanderia - armário altoClique para ver na loja.

O armário alto é muito útil na lavanderia, pois serve para guardar as vassouras e rodos. E é normalmente nele que fica guardado também o aspirador de pó. Por isso ele precisa ter espaços adequados para guardar esses dois tipos de objetos. As vassouras exigem um espaço com bastante altura, e o aspirador precisa de um nicho com bastante espaço.

móveis para lavanderia - armário altoClique para ver na loja.

A parte com altura livre pode ser dentro do armário, tirando um pouco da largura das prateleiras, ou então na parte interna da porta. E o aspirador pode ficar na parte mais baixa, onde deve existir um vão maior. Se houver um cabo do aspirador, é interessante fazer o nicho mais alto para as vassouras, e o cabo pode ficar nesse mesmo local.

  • Cesto de roupas avulso

O cesto de roupas sujas avulso ocupa pouco espaço, e pode ser encaixado em quase qualquer canto. Ele pode ser encontrado nas versões de plástico ou tecido, sendo os cestos de tecido mais elegantes, porém menos práticos, porque absorvem mais sujeira.  Os cestos de roupas em vime (natural ou sintético) são mais caros, mas são também bonitos, práticos e resistentes. Veja na loja cestos de roupas de todos os tipos.

  • Balcão com cesto de roupas

móveis para lavanderia - tulhaClique para ver na loja.

Se existir espaço suficiente para isso, outra opção é usar um gabinete com tulha, que é o cesto para roupas que fica embutido. A tulha embutida no móvel é resistente e mantém o visual discreto, já que as roupas ficam bem escondidas.

  • Tábua de passar com armário

móveis lavanderia - tábua de passar com armárioClique para ver na loja.

A tábua de passar solta não é muito prática, pois precisa ser montada cada vez que é usada. E se ficar montada o tempo todo, acaba ocupando muito espaço. Por isso uma boa alternativa é usar balcões com o tampo feito com tábua de passar. Assim a tábua fica sempre fácil de usar e o espaço é aproveitado com armários.

  • Tábua de passar com cesto de roupas

móveis para lavanderia - tábua de passar com tulhaClique para ver na loja.

O armário com tábua de passar pode ser também uma tulha de roupas, ao invés de um armário comum com prateleiras.

  • Cabideiro para roupas passadas

armários para lavanderia - cabideiroClique para ver na loja.

Quando se tem muita roupa para passar, é muito importante ter um local para deixar as roupas a serem passadas e principalmente as roupas que já foram passadas. Nesse caso um cabideiro resolve o problema. E a parte de cima ainda funciona como prateleira, para colocar roupas dobradas ou produtos de limpeza.

  • Organizador de produtos de limpeza

armários para lavanderia - Organizador retrátilClique paraver na loja.

Se o armário de produtos de limpeza estiver muito cheio, fica difícil de deixar tudo organizado. Mas existem organizadores que podem ser colocados na parte interna do armário. Alguns têm até corrediças, funcionando como se fosse uma gaveta aberta. Assim os produtos podem ser puxados para fora do armário, facilitando o acesso a todos eles.

  • Balcão multiuso

móveis lavanderia - armário multiusoClique para ver na loja.

O balcão multiuso é bastante versátil, e pode ser usado em lavanderias que tenham muitos objetos para serem guardados. Em lavanderias pequenas, uma boa opção é usar armários com portas de correr, que não ocupam espaço ao serem abertas.

Cursos e e-books que você pode gostar:
Veja também:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *