PISO DE LINÓLEO – SEM REJUNTES E FÁCIL DE LIMPAR

O piso de linóleo é pouco conhecido no Brasil, mesmo existindo há cerca de 150 anos. Mas é uma opção prática e resistente com bom custo-benefício.

Piso de linóleo x piso vinílico

O linóleo é muito confundido com o piso vinílico, e não é sem motivo. Os dois são muito parecidos por serem pisos flexíveis e macios, disponíveis em placas ou mantas, para colocar direto no contrapiso ou sobre pisos existentes. (Ver também: “Como Cobrir Pisos Existentes“). Além disso, após instalados, os dois também se parecem muito, pois ambos ficam sem rejuntes e podem imitar outros materiais, como madeira ou mármore, por exemplo. E ambos são pisos confortáveis, com temperatura nem muito quente nem muito fria, além de textura suave.

revestimento de linóleo

Outra semelhança ainda é que eles são pisos colados ou apenas sobrepostos no chão, com peças que se encaixam na lateral. Os modelos mais em conta normalmente são mais baratos, enquanto os de encaixar são um pouco mais caros. Tanto o vinil quanto o linóleo têm várias opções de cores, de tipos e de preços. A espessura pode variar de 1,5 até 5mm, por exemplo. (Ver também: “Tipos de Piso Vinílico“).

piso de linóleo em placas

A diferença entre o linóleo e o vinil é basicamente sua composição, que é sintética no piso vinílico e natural no piso de linóleo. O vinil é de PVC, enquanto o linóleo tem como base o óleo de linhaça, misturado com outros componentes como pedra moída.

Resistência do piso de linóleo

Assim como o piso vinílico, o piso de linóleo foi sendo aperfeiçoado com o tempo. Inicialmente era um material mais frágil e quebradiço, mas atualmente ele pode ser encontrado em versões bem resistentes. Por isso ele pode ser usado em qualquer ambiente, exceto ambientes externos ou em banheiros, pois pode descolar do chão se tiver contato com água. Apenas alguns modelos específicos são resistentes a umidade.

piso de linóleo

O piso de linóleo não risca nem quebra facilmente, por sua maleabilidade. Mas por esse mesmo motivo não é bom arrastar móveis sobre ele, para evitar que ele rasgue. Esse é o único ponto sensível do material em relação a resistência, mas que não interfere em nada no uso do dia a dia.

Facilidade de limpeza

Uma das principais vantagens do piso de linóleo é que ele é fácil de limpar, por não ter rejuntes. É um piso impermeável, ou seja, que não absorve o que cai sobre ele.

piso de linóleo em manta

Por isso ele é uma boa opção para casas com pessoas alérgicas, ou em locais que precisem de um piso que não manche com facilidade.

Piso de linóleo como revestimento de paredes

Mais uma característica interessante do piso de linóleo é que ele é muito versátil. Como se trata de uma manta fina que pode ser colada na superfície, ele pode ser usado também como revestimento de paredes, e não só como piso.

Cursos e e-books que você pode gostar:

Veja também:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *