CASA DE VIDRO NO DESERTO

Fazer uma casa de vidro no deserto parece uma verdadeira loucura, a princípio. E seria mesmo, se fosse usado vidro comum.

A tendência de uma cada de vidro comum é acumular calor como se fosse uma estufa. Isso porque os raios solares passam pelo vidro, levando calor para dentro dos ambientes. Sendo assim, usar vidro em todas as paredes pode até ser perigoso, além de desconfortável.

E no deserto, com temperaturas que chegam a 50 graus no verão, não há ventilação que possa resolver.

Mas essa casa foi feita por uma empresa fabricante de vidros, a Guardian Glass, para provar que o vidro pode ter desempenhos melhores. Para isso foi usado um tipo especial de vidro, que bloqueia 75% dos raios ultravioleta e deixa passar 52% de luminosidade.

casa de vidro no deserto
Imagem: La Casa del Desierto

Temperaturas extremas de calor e de frio

A ideia não era apenas proteger do calor, e sim do frio também. No deserto, o calor fica muito grande mas o frio também é extremo, chegando a 10 graus negativos. Mas dentro da casa com o vidro especial, as temperaturas não ficam abaixo de 18 graus nem acima de 28.

Características da casa de vidro no deserto

O projeto da casa de vidro no deserto foi feito com base nas propriedades térmicas do vidro em si, mais do que usando soluções espaciais que propiciassem o conforto térmico. As fachadas de vidro não são protegidas do sol pela cobertura nem por brises. Mesmo assim a casa não precisa de ar condicionado. Tudo graças ao bloqueio proporcionado pelo tipo de vidro usado. (Ver também: “Vidro que Bloqueia o Calor” e “Películas para Vidro“). Mas às vezes podem ser usadas outras soluções, como você pode ver no post “Conforto Térmico em uma Casa Cheia de Vidro“.

casa de vidro - planta
Imagem: La Casa del Desierto

Todas as paredes externas são de vidro. A casa tem forma de “Y”, com cada ponta composta por um ambiente de 2,40 x 2,50m todo envidraçado. Um deles é um quarto, o outro uma cozinha e sala, e o terceiro uma hidro. Essa hidro embutida no chão pode ser coberta, deixando o espaço livre para ser usado como quiser. Desde uma sala de estar até espaço de exercícios, por exemplo. E no meio fica a parte fechada do banheiro. Essa forma foi feita para proporcionar o máximo de integração da casa com a parte externa.

casa de vidro no deserto
Imagem: La Casa del Desierto

Além disso, a casa fica fora de contato com qualquer infra estrutura elétrica ou de gás. Ela é alimentada por energia solar, com painéis por toda a cobertura.

A casa é usada por pessoas ou casais que estejam buscando um local para retiro e descanso. É uma casa de temporada, disponível para aluguel.

O projeto foi feito pelo escritório Ofis Architects, em parceria com
especialistas e engenheiros da Guardian Glass e consultores de energia da AKT II e Transsolar.

Vídeo da casa de vidro no deserto

Veja o vídeo abaixo, que mostra a casa de vidro no deserto:

Posts que também podem interessar:

Cursos e e-books que você pode gostar:

Veja também:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *