POSSO COLOCAR O BOTIJÃO LONGE DO FOGÃO?

Uma pergunta feita com uma certa frequência é sobre deixar o botijão longe do fogão. Surge a dúvida se é possível ou não, se dá problema ou não, e qual seria a distância máxima.

Na verdade, o botijão de gás nunca deve ficar muito próximo do fogão. Pelo menos não logo ao lado dele. Isso porque o fogão tem fogo, tem faíscas, principalmente, e isso pode ocasionar uma explosão se houver contato com o gás. O mesmo acontece em relação às tomadas elétricas, que devem ficar a pelo menos 1,20 ou 1,50m de distância do botijão de gás.

Além disso, o botijão deve ficar em local arejado, na parte externa da casa. Ele pode estar protegido com uma casinha de gás, mas nesse caso as portas devem ser com venezianas, para manter a circulação do ar. (Para ver todos os detalhes sobre a posição ideal do botijão do gás clique aqui).

E o botijão longe do fogão, pode?

Ao contrário do que se diz algumas vezes, não é um problema deixar o botijão longe do fogão. Ele pode ficar em outro andar, até, sem problemas.

O que costuma gerar boatos sobre isso não ser possível é que a instalação costuma ser feita de maneira errada, e isso sim pode dar problemas. Ainda mais quando a distância é muito grande. E o que costuma ser feito errado, nesse caso, é o tipo de tubulação que liga o botijão ao fogão. Quando a distância é grande, é preciso usar canos de cobre embutidos na parede, e não simples mangueiras. Isso porque a mangueira tende a deteriorar com o tempo, mesmo se estiver embutida na parede.

botijão longe do fogão - canos de cobre

Por isso basta usar canos de cobre embutidos, assim como se faz com os canos de água, e assim não tem problema deixar o botijão longe do fogão. Isso inclusive é o que se faz quando se usa aparelhos de ar condicionado do tipo split (de parede), que são alimentados por energia elétrica e também por gás. O gás passa por dentro da parede em grandes distâncias, no cano de cobre. E então chega até o ponto de saída na parede, onde pode ser aberto ou fechado. É nesse ponto que se conecta a mangueira do fogão.

Essa é a maneira ideal de passar qualquer alimentação com gás, seja para fogões, condicionadores de ar ou lareiras, por exemplo. Vale a pena fazer direito, para não ter problemas com isso no futuro.

Cursos e e-books que você pode gostar:

Veja também:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *